Primeiramente, pode-se afirmar que, instituições de ensino carecem de uma educação com qualidade para portadores de TEA. Segundo dados do Censo, no Ensino Fundamental, apenas 28% das escolas públicas e 44% das particulares, têm estruturas para pessoas com necessidades especiais, além de faltar profissionais capacitados para a educação e socialização dessas crianças. Em vista disso, ações tornam-se essenciais para o bom desenvolvimento social de autistas.
Ademais, outro fator a ser destacado, é a discriminação por parte de indivíduos que convivem com quem possui autismo. Contudo, como disse a escritora brasileira Letícia Butterfield, "Inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos". Em suma, não só o portador de TEA necessita de uma educação específica, mas todos, a fim de um convívio saudável e da conscientização.
Portanto, a inclusão de autistas deve ser mais enaltecida. Logo, cabe às instituições de ensino, por meio do Ministério da Educação, qualificarem profissionais para maior conhecimento do transtorno e sobre como proceder com seus portadores. Tal ação deve ser feita com palestras e orientações, para que esses alunos aprendam a viver em sociedade, além de conscientizar seus colegas e acabar com a exclusão social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.