Avatar do usuário
Por Kristineeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44238
O filme baseado em fatos reais "Meu nome é rádio", relata a história de James Robert Kennedy, um estudante autista que sofre inúmeros preconceitos por parte de seus colegas. Análogo à realidade de pessoas que possuem esse transtorno, é comum que elas sofram com a exclusão social, principalmente nas escolas. Tal problema ocorre por falta de dependências adequadas ou pelo preconceito de outros alunos.

Primeiramente, pode-se afirmar que, instituições de ensino carecem de uma educação com qualidade para portadores de TEA. Segundo dados do Censo, no Ensino Fundamental, apenas 28% das escolas públicas e 44% das particulares, têm estruturas para pessoas com necessidades especiais, além de faltar profissionais capacitados para a educação e socialização dessas crianças. Em vista disso, ações tornam-se essenciais para o bom desenvolvimento social de autistas.

Ademais, outro fator a ser destacado, é a discriminação por parte de indivíduos que convivem com quem possui autismo. Contudo, como disse a escritora brasileira Letícia Butterfield, "Inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos". Em suma, não só o portador de TEA necessita de uma educação específica, mas todos, a fim de um convívio saudável e da conscientização.

Portanto, a inclusão de autistas deve ser mais enaltecida. Logo, cabe às instituições de ensino, por meio do Ministério da Educação, qualificarem profissionais para maior conhecimento do transtorno e sobre como proceder com seus portadores. Tal ação deve ser feita com palestras e orientações, para que esses alunos aprendam a viver em sociedade, além de conscientizar seus colegas e acabar com a exclusão social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44245
Assim que possível te trago alguns comentários! :D
0
Avatar do usuário
Por Kristineeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44261
Ashiley escreveu:Assim que possível te trago alguns comentários! :D
tá bem ;)
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44271
Kristineeee escreveu:@GlendaMorais e @Ashiley , se puderem dar uma olhada eu agradeço! :D
Claro!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44276
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

O filme baseado em fatos reais "Meu nome é rádio"( "Meu Nome É Rádio"), relata a história de James Robert Kennedy, um estudante autista que sofre inúmeros preconceitos por parte de seus colegas. Análogo à realidade de pessoas que possuem esse transtorno, é comum que elas sofram com a exclusão social, principalmente nas escolas. Tal problema ocorre por falta de dependências adequadas( Dependências??) ou( e) pelo preconceito de outros alunos.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Primeiramente, pode-se afirmar que, instituições de ensino carecem de uma educação com qualidade para portadores de TEA. Segundo dados do Censo, no Ensino Fundamental, apenas 28% das escolas públicas e 44% das particulares, têm estruturas para pessoas com necessidades especiais, além de faltar profissionais capacitados para a educação e socialização dessas crianças. Em vista disso, ações tornam-se essenciais para o bom desenvolvimento social de autistas.( Nesse desenvolvimento noto a os dados comprovativos para validar sua argumentação, mas não vejo a argumentação. É necessário que haja uma abordagem do tema no parágrafo. A arrematação de tese não está pertinente também. Nela diz que o problema precisa de solução, algo a ser dito na conclusão, logo, desnecessário trazer isso para o desenvolvimento! Apenas retome a ideia do tópido frasal!)

Ademais, outro fator a ser destacado, é a discriminação por parte de indivíduos que convivem com quem possui autismo. Contudo, como disse a escritora brasileira Letícia Butterfield, "Inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos". Em suma, não só o portador de TEA necessita de uma educação específica, mas todos, a fim de um convívio saudável e da conscientização.( Nesse desenvolvimento digo mesmo que o D1. Falta sua argumentação sobre o tema. A arrematação de tese está ok!)

Portanto, a inclusão de autistas deve ser mais enaltecida. Logo, cabe às instituições de ensino( Agente), por meio do Ministério da Educação( Meio), qualificarem profissionais para maior conhecimento do transtorno e sobre como proceder com seus portadores.;( Ação) Tal ação deve ser feita com palestras e orientações,( Detalhamento) para que esses alunos aprendam a viver em sociedade, além de conscientizar seus colegas e acabar com a exclusão social.( Finalidade)( Conclusão completa ok!)

Sua redação não é ruim, mas carece de aspectos relevantes. Estude argumentação e arrematação de tese!
Bons estudos.
No mais, é só!
Espero a próxima! :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44278
Sua nota ficou 840!
Espero ter ajudado! ;)

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44280
@Kristineeee

Erros
Correção
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
O filme baseado em fatos reais "Meu nome é rádio", relata a história de James Robert Kennedy, um estudante autista que sofre inúmeros preconceitos por parte de seus colegas. Análogo à realidade de pessoas que possuem esse transtorno, é comum que elas sofram com a exclusão social, principalmente nas escolas. Tal problema ocorre por falta de dependências adequadas (creio que "dependências" seriam os locais de estudo, ficou um pouco confuso e poderia especificar esse termo) ou pelo preconceito de outros alunos.
Sua introdução possui repertório, problematização e tese. Aparenta estar tudo ok!

Desenvolvimento 1
Primeiramente, pode-se afirmar que, instituições de ensino carecem de uma educação com qualidade para portadores de TEA. Segundo dados do Censo (De qual ano???), no Ensino Fundamental, apenas 28% das escolas públicas e 44% das particulares, têm estruturas para pessoas com necessidades especiais, além de faltar profissionais capacitados para a educação e socialização dessas crianças. Em vista disso, ações tornam-se essenciais para o bom desenvolvimento social de autistas.
Faltou argumentar mais, senti que sua argumentação foi pouco aprofundada!

Desenvolvimento 2
Ademais, outro fator a ser destacado, é a discriminação por parte de indivíduos que convivem com quem possui autismo. Contudo, como disse a escritora brasileira Letícia Butterfield, "Inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos". Em suma, não só o portador de TEA necessita de uma educação específica, mas todos, a fim de um convívio saudável e da conscientização.
Seu parágrafo é curto e sua argumentação foi muito limitada e rasa. Falta explorar mais e se aprofundar na causa para que você consiga convencer o leitor!

Conclusão
Portanto, a inclusão de autistas deve ser mais enaltecida. Logo, cabe às instituições de ensino (agente), por meio do Ministério da Educação (meio/modo), qualificarem profissionais para maior conhecimento do transtorno e sobre como proceder com seus portadores (ação). Tal ação deve ser feita com palestras e orientações (detalhamento), para que esses alunos aprendam a viver em sociedade, além de conscientizar seus colegas e acabar com a exclusão social (efeito/finalidade).
Sua proposta está completa!

Você peca nas competências 1, 2 e 3. Na competência 1 devido a sua escrita simples (o ENEM requer que para que o candidato alcance o nível 5, ou seja, 200 pontos deve fazer uso de orações mais complexas, intercalações e inversões). Na C2, seus repertórios poderia ser melhor inseridos. Na C3, sua argumentação é rasa e pouco convincente. Bons estudos!
0
Avatar do usuário
Por Kristineeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44282
GlendaMorais escreveu:Sua nota ficou 840!
Espero ter ajudado! ;)
Muito obrigada! Ajudou muito :D
0
Avatar do usuário
Por Kristineeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44283
Obrigada! Vou me atentar mais a esses detalhes ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
216 Exibições
por manuelascx
0 Respostas 
177 Exibições
por VitoriaMBun
1 Respostas 
769 Exibições
por isas522
0 Respostas 
65 Exibições
por Samakunn
0 Respostas 
109 Exibições
por Clarise
Inclusão de pessoas com autismo
por Iva    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por Iva
0 Respostas 
63 Exibições
por MatheusCar
0 Respostas 
128 Exibições
por GabyOliFa
0 Respostas 
385 Exibições
por linsley
0 Respostas 
62 Exibições
por rafaellimao

Felipe082 De uma olhadinha na minha redaç[…]

Misturou muito o desenvolvimento. Ficou complicad[…]

correção

Tem algumas palavras que estão escritas com[…]

A adoção no Brasil é um proce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM