Para a formação de novos leitores no Brasil um agente é exclusivamente essencial: os livros. Porém seu custo e sua disponibilidade dificultam muito o processo de acesso a eles, o que é visível pelo valor de compra dos livros estar aumentando nos últimos anos, causando até mesmo o fechamento e a falência de lojas famosas do ramo. Isso não acontece devido à falta de procura e sim pela alta taxação das editoras, que impedem o crescimento das grandes e pequenas livrarias. Mas e quem não possui condições para até mesmo comprar um livro? É atingido pelo descaso da estrutura brasileira – a maioria das bibliotecas públicas funciona em estado precário e na maioria das vezes não consegue atender a populações residentes em locais remotos ou de difícil acesso. Dessa maneira, a leitura torna-se praticamente um privilégio de quem possui condições sociais e econômicas para praticá-la.
Outro ponto também crucial diz respeito ao sistema educacional brasileiro. Imbuído de falta de materiais, descaso governamental, voltado em grande parte somente para a preparação para o mercado de trabalho e vítima de falta de profissionais e greves frequentes, o incentivo à leitura acaba tornando-se um tópico indiferente. A problemática torna-se que, sem praticar a leitura e desenvolver a criatividade e o pensamento crítico que ela proporciona, aumenta-se ainda mais as chances dos futuros brasileiros caírem em uma alienação cultural cada vez mais intensa. Como diria o sociólogo Émile Durkheim, o indivíduo só pode agir na medida em que conhece seu contexto, origem e condições – fatores que grande parte são conhecidos através da literatura e da consciência social que ela propõe. Portanto, é visível que desprezar e tratar com indiferença a leitura e sua prática constante é um claro paralelo a tratar com desleixo e abandono as crianças, jovens e os futuros cidadãos do próprio país.
Diante dos fatos abordados acima, é nítido que o Brasil enfrenta grandes adversidades no que diz respeito à formação de novos leitores. Por isso, é necessário que o Ministério da Educação promova a habituação e o contato de adultos e crianças com a leitura, por meio de políticas de diminuição de impostos e implementações na estrutura educacional e de bibliotecas públicas, para que haja a diminuição do preço dos livros, manutenção de espaços literários públicos e criação de programas de assistência social e educacional a crianças que incentivam e apoiam a leitura. Dessa maneira, o país assegurará um futuro consciente e permeado de educação e cultura, construindo um futuro diferente do passado: para que os livros não sejam queimados novamente, e sim valorizados e utilizados como armas para a construção de uma sociedade melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.