Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que o preconceito religioso no país tem raízes amargas e remonta um período de mais de 500 anos. isto é, desde a chegada dos portugueses e da colonização. Em 1949, os jesuítas, padres pertencentes à companhia de Jesus, chegaram ao Brasil sob a liderança do Manuel de Nóbrega com o intuito de difundir o cristianismo e catequizar os ameríndios. Segundo eles, a fé cristã era a única correta em detrimento de todas as outras, e quem não a seguisse estava passível de arder no inferno após a morte. Desse modo, o catolicismo teve demasiada influência no desenvolvimento da cultura brasileira e na desvalorização de outras crenças, o que serviu como base para essa nociva intolerância.
Por conseguinte, hordienamente, os dogmas dessa crença permeiam a nossa cultura em diversos aspectos. A filósofa brasileira Marilene Chauí, afirma que “os animais são seres naturais, os humanos, seres culturais”. Tal perspectiva, aponta para influência da cultura na ação humana no que se refere a atestação da intolerância religiosa. Dessa forma, para que intransigência seja dissipada, é necessário que essa cultura arcaica e prejudicial seja desconstruída.
Portanto, medidas são necessárias para que o problema em questão seja combatido efetivamente. Para tanto, o governo Federal junto ao ministério da Educação, deve desenvolver um programa de reconstrução sociocultural, por meio de aulas extracurriculares nas escolas que devem ser ministradas por professores graduados em ciências da religião que lecionarão sobre a diversidade religiosa que constitui o país. Essas aulas, serão ministradas com o intuito de mostrar as diversas expressões religiosas. Espera-se com isso, a dissipação da intolerância religiosa e a promoção da empatia entre os fiéis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.