Por AnaLaura0119
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#44221
Atualmente, com o avanço do capitalismo, é notório que a sociedade vive cada dia mais em prol da aparência, ou seja, o que se possui prevalece sobre o que se é. Com isso, as empresas se aproveitam, programam os produtos para que tornem-se ultrapassados em um determinado tempo, a isso chamamos de obsolescência programada. A mesma pode acarretar diversos perigos, dentre tantos, devemos citar os impactos ambientais.
O sociólogo Émile Durkheim, em seu estudo sobre Fato Social, demonstra que existem manifestações exteriores aos indivíduos, capazes de persuadi-los. Assim, alimenta-se não só o capitalismo, com a maior lucratividade e o acentuamento da sociedade do espetáculo, mas também o consumismo advindo desse artifício empresarial.
Não menos importante, vale ressaltar os impactos ambientais gerados pela atitude já exposta. O aumento do lixo eletrônico mal descartado, por exemplo, causa danos como o vazamento de mercúrio e chumbo, metais pesados, os quais penetram no solo e atingem o lençol freático, contaminando a água, plantas e animais. Além disso, um relatório divulgado pela OIT expõe que cerca de 80% desse resíduo é direcionado, em maioria, ilegalmente para países mais pobres, sobretudo asiáticos, dificultando não só a redução da poluição como, ainda, o desenvolvimento dessas regiões.
Portanto, é necessário que medidas sejam implantadas, de caráter urgente e contínuo. O governo de cada país deve elaborar uma legislação, a qual coloque em pauta o descarte do lixo eletrônico, onde pode-se cobrar uma multa caso não seja cumprida. Deve haver uma coleta especializada para o tipo de resíduo já citado, ele deve ser mandado a lugares próprios de tratamento, a fim de reduzir os impactos causados. Ademais, a sociedade deve se conscientizar sobre os perigos da obsolescência programada e por meio de protestos pode exigir que as empresas parem de usar esse artifício, logo, provocando a diminuição de consumo exacerbado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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