Em primeira análise, cabe pontuar que, as Fake News são mais um sintoma do que uma consequência, isto porque o cenário educacional brasileiro apresenta uma variedade de falhas. A falta de entendimento básico sobre saúde, política, economia, fazem com que a maioria dos brasileiros creia fielmente em notícias tendenciosas e sensacionalistas, assim, criando cidadãos em uma zona de conforto do senso comum. Segundo o filósofo Karl Popper, uma comunidade aberta é aquela que crítica, questiona e que faz decisões com base na sua inteligência. Aspectos que fazem um povo não serem propícios a acreditarem cegamente em figuras de autoridade e que os estimulam à pensar.
Ademais, tais noticias também comprometem a saúde. Estudo feito por pesquisadores da Faculdade São Leopoldo Mandic em parceria com a London School of Hygiene and Tropical Medicine, afirma que, 16,5% dos pais estavam hesitantes em vacinar os filhos e 4,5% recusava totalmente a vacinação, o motivo mais comum relacionado a hesitação foi a falta de confiança. Atitude que está ficando ainda mais presente no dia-a-dia, principalmente após a democratização da internet, já que o movimento — conhecido como movimento anti-vacina — abusa de métodos digitais para divulgar informações falsas. Um perigo alarmante, ocasionando mortes e podendo trazer à tona novamente, doenças erradicadas.
Portanto, entende-se que é de suma importância solucionar os problemas mencionados. Para isso, a mídia, com seu enorme papel de influência, por meio de campanhas publicitárias, deve mostrar a população como o compartilhamento de assuntos falsos contribui de forma negativa para a sociedade, conscientizando-os. Além disso, cabe as escolas, com projetos, estimularem a curiosidade e a criticidade dos estudantes. Assim, trazendo mais segurança e diminuindo a vulnerabilidades das pessoas na internet.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.