Por lechxs
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A juventude é a fase da vida em que muitos adolescentes querem descobrir novas experiências para se sentirem mais confiantes, e entre elas estão as drogas. Nos últimos anos, o consumo de drogas lícitas e ilícitas tem crescido consideravelmente entre os jovens, principalmente entre os menores de idade.
Em primeiro lugar, a família é a base de todo indivíduo, sendo assim, qualquer desavença que ocorra no âmbito familiar afeta o mesmo. Muitas das vezes, o adolescente busca uma válvula de escape dos problemas familiares como brigas ou maus tratos, e encontra refúgio nas drogas. Apesar de ser legal, o álcool ainda é uma droga que causa dependência e pode acabar com uma vida. Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2016, mostrou que mais da metade dos jovens (55%, ou 1,44 milhão de alunos) relataram já ter tomado ao menos uma dose de bebida alcoólica.
Além disso, a pressão que acompanha a adolescência não facilita essa situação. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dados apontam um salto de 41% nas hospitalizações motivados pelo uso de substâncias psicoativas, em jovens de 10 a 14 anos, na última década. O sucesso acadêmico padrão exigido pela sociedade serve somente para aumentar a insegurança dos adolescentes, fazendo com que todo erro seja motivo para buscar uma felicidade momentânea nas drogas.
Portanto, é necessário o incentivo do governo na realização de campanhas contra as drogas, afim de informar os jovens sobre os males causados por essas substâncias. Estás campanhas devem ter palestras tanto em escolas quanto em streaming de redes sociais, para que ganha bastante visibilidade. Assim, os cidadãos serão capazes de prevenir e ajudar jovens que se encontram nessa situação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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