Percebe-se que a ciência está presente na vida do ser humano antes mesmo do nascimento de Cristo, exemplo disso é Aristóteles considerado o fundador da zoologia, também tem o Teofrasto autor da botânica e Hipócrates pai da medicina. Não é recentemente que há um desenvolvimento da ciência, porém com o tempo houve sua crescente desvalorização, consequentemente o desaceleramento do progresso do país.
Em primeiro plano, evidencia-se por parte do Estado a insuficiência de investimentos e Cortes orçamentários da área da tecnologia e da ciência. Isso decorre devido a uma cultura de desvalorização do cientista e do pesquisador, por parte do governo, o mesmo demonstra uma apreciação a corrupção, já que só em 2015 o Brasil perdeu 2,3% do PIB, devido a tal ato que já se faz comum em meio político. No mesmo ano os investimentos na área da ciência não ultrapassaram de 0,63% do PIB.
Tal quadro reflete na nossa sociedade, onde ocorre um desaceleramento do desenvolvimento do país, ou seja, ficamos distantes de países ricos. É necessário que o ministério da educação em vista no pensamento crítico e científico de seus estudantes. A recriação do MCTI, ministério da ciência, tecnologia inovações.
Além do incentivo do governo à empresas privadas para realizar mais projetos científicos e tecnológicos no país. Edilson Gomes de Lima disse " Somente haverá tecnologia amanhã se houver dedicação investimento em ciência no hoje". Dessa forma garantimos um bem comum, além de um país desenvolvido no plano econômico social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.