Uma frase do texto Morra quem morrer, de Larissa Mazuchelli e Marcus Oliveira, produzindo do pensar em relação a Responsabilidade intergeracional, é: “Afinal, que tipo de raciocínio necropolítico”. Nesse sentido, percebesse o cenário criado pelos autores, que os idosos são foco da Pandemia, diante a covid-19 que matou grande parte da população, sendo eles o maior foco do vírus. Com isso o vírus se torna um grande problema ao mundo, não escolhendo quem vive ou morre. Diante a isso, a propagação do vírus estabelece um grande problema coma falta de conscientização da população diante ao isolamento social.
Primeiramente, a propagação do vírus é algo que afeta de grande forma a sociedade, sendo importante que todos façam o necessário para conter o vírus. Além disso, a falta de conscientização da sociedade faz com o vírus se propague cada vez mais, sendo necessário que assumam esse compromisso seguindo as normas de prevenção utilizando álcool em gel, máscaras é sempre respeitando o distanciamento social. Além disso, e importante que tenham essa responsabilidade, como e pensado pelo filósofo Bakhtin essa responsabilidade e muito importante pelo fato de que somos sempre em relação a outro, porém nem todos fazem sua parte para que a sociedade esteja segura e longe do foco de contaminação do vírus.
Certamente, é possível perceber que a população não vem respeitando o isolamento social mesmo sendo ele um grande ponto para evitar a contaminação ao vírus. Com isso, podemos considerar que o seguimento dessas normas e muito importante para combater a covid-19, tanto pelo fato de não estar nas ruas exposto ao risco em nem correndo perigo de levar até mesmo, a suas casas. Por Isso, devemos nos impor diante a sociedade para que possamos proteger todas as outras gerações seguintes e as atuais, como foi dito por Beauvoir que a velhice denuncia o fracasso de toda uma civilização. Nesse sentido, podemos perceber que o idosos são o foco central do vírus covid-19, por esse motivo, foram criadas as normas de contenção ao vírus, solicitando o isolamento social como maneira de proteção aos grupos de ricos e toda a sociedade e suas novas gerações.
Portanto, a difícil batalha contra a propagação do vírus vem sendo um desafio extremo a sociedade, sendo necessária a compreensão e participação da sociedade para vencer essa batalha. Dessa forma, o Ministério da saúde junto ao Estado devem criar formas de proteger suas gerações e os grupos de riscos dentro dela. Ademais, tais agentes precisam que a sociedade esteja disposta a ajudar e cooperar respeitando todas as medidas necessárias, a criação dessas normas de proteção são de fato cabíveis e necessárias buscando proporcionar uma maneira de se precaver do vírus, e também de proteger a sociedade e as próximas gerações que estão por vir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 115
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 115
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.