Em primeiro lugar, vale ressaltar que segundo o jurista Baratta (2007), a prisão, do modo como se apresenta, é de fato incapaz de promover a ressocialização; ao contrário, o que ela tem produzido são obstáculos ao alcance deste objetivo. Sendo assim, incumbe ao policial penal desempenhar o papel de reintegrador social e colaborador eficaz da sociedade, é pelas mãos deste profissional que o recluso terá suas perspectivas voltadas a resgatar sua identidade e também a recontituição moral. Com isso, será possível mudar o atual quadro do Brasil.
Por conseguinte, é mister destacar que de acordo com o relatório lançado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça, 42,5% das pessoas com mais de 18 anos que tinham processos registrados em 2015 retornaram ao sistema penitenciário até dezembro de 2019. Nesse sentido é fato que a reincidência acontece pela falta de políticas públicas essenciais para o retorno do individuo na sociedade, a dificuldade para a reinserção em sociedade colabora com o processo, visto que ao sair da prisão muitos indivíduos não têm oportunidade de emprego devido a vários fatores, com isso tendem a praticar novos delitos e retornar a prisão.
A partir disso, entende-se que medidas são necessárias para combater essa questão. Cabe ao governo federal, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, criar um projeto chamado “Siga em Frente”, por meio de ações e incentivos governamentais, a fim de diminuir a criminalidade e promover oportunidade de emprego após o cumprimento da pena imposta pelo Estado. Tal ação deve ser iniciada na prisão através de cursos, projetos de caráter laboral e palestras sobre a reinserção do individuo na sociedade. Dessa forma, profissionalizar o indivíduo para que possa trilhar um caminho honesto, ético e decente no convívio com as pessoas em sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada