Em primeira análise, é cabível destacar que a falta de informação com relação as IST´s contribui para sua perpetuação. O carecimento do debate acerca da sexualidade é evidenciado pelo tabu existente entre as famílias, que, em conformidade com valores religiosos os pais acabam proibindo a prática sexual, obstendo-se de informarem os jovens sobre os riscos do sexo não seguro dificultando assim o livre acesso aos métodos contraceptivos e preventivos, como a camisinha. Segundo o sociólogo Jurgen Habermas, o diálogo é de suma importância para a construção de uma sociedade melhor. Em suma, é nítido que a ausência de informação colabora para o avanço da IST´s.
Ademais, é incontrovertível que a resistência ao uso de preservativo favorece ainda mais com o crescimento dessas infecções. O fato de muitas IST´s serem silenciosas e de difícil identificação visual faz com que muitos jovens não usem camisinha por acreditarem que não correm o risco de infecção e assim tendo relações sexuais pensando apenas no prazer sem cogitar suas consequências negativas. De acordo com o filósofo Hans Jonas ,é característica do homem moderno pensar no presente, negligenciando o futuro. Logo, é evidente que a banalização do sexo contribui com a intensificação da problemática.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar o impasse. Para que possa ser superado o avanço das IST´s entre os jovens brasileiros, urge que o Ministério da Saúde garanta o incentivo do público jovem, ao uso de preservativos por meio da criação de campanhas mediáticas com profissionais da área que informem sobre a importância do sexo seguro e sobre os riscos advindos da IST´s, bem como cabe o Ministério da Educação promover o debate do assunto nas escolas por meio da inserção de palestras e rodas de discussão na grade curricular do ensino médio a fim de que possam ser superados tabus da sexualidade e ser promovido o diálogo acerca do tema. Somente assim, com tais medidas, poderá ser solucionado o avanço das IST´s entre os jovens brasileiros e ser garantido a discussão sobre o tema assim como na série de TV “Sex Education”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada