Em primeiro plano, verifica-se que o panorama de indivíduos de baixa renda que convivem diariamente com a criminalidade é um empecilho no país. Nesse sentido, entende-se que isso se deve ao fato de serem facilmente manipulados à práticas ilícitas, visto que, tal situação torna-se um refúgio para adquirir sua renda. Consolidando a "Teoria do Habitus" do filósofo Pierre Bourdieu, afirmando que a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e reproduzidos pelo indivíduo. Desse modo, fica explícito a disseminação da violência no país.
Outrossim, a segurança pública é um grande impasse para a resolução da problemática, haja vista a sua ausência em algumas localidades e sua ineficácia em sua maioria, na realização de suas atividades, na qual é corroborado pelo congestionamento de investimentos públicos. Compactuando com a quebra do "Contrato Social" do empírista John Locke que reafirma os direitos inalienáveis dos cidadãos assegurados pelo o Estado. Auxiliando dessa forma, na crescente taxa de violência nas cidades brasileiras.
Infere -se, portanto, que é imprescindível a mitigação da hostilidade em centros urbanos. Destarte, o Governo com Parcerias Público-Privado deve através do auxílio fiscal investir na segurança pública criando demasiados centros de delegacias, afim de diminuir a criminalidade, tendo em vista que, trata-se de uma esfera responsável pela manutenção da ordem. Ademais, é necessário que as Secretarias de Esporte potencialize a prática esportiva, difundindo-a por meio das escolas, para integrar jovens ao caminho da cidadania, considerando que esse instituto desempenha a função de máquina socializadora do Estado. Logo, meios como esses serão de suma importância para a consolidação de uma nação segura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada