Em primeiro lugar, é preciso entender, que a falta de pensamento crítico por pare da sociedade, corrobora o problema. Sobre essa perspectiva, vale analisar a teoria de Karl Marx sobre a alienação, qual diz que a classe trabalhadora –maior parte da população- não possui conhecimento dos seus direitos e quanto é prejudicada. Por conseguinte, a alienação, é grande inimiga da educação ambiental, uma vez que o povo não tem nem o direito de entender sobre a importância do meio ambiente em suas vidas. Logo, o estímulo ao pensamento crítico é indispensável.
Além disso, a organização de movimentos contra crimes ambientais é imprescindível, não só para incentivar as novas gerações, mas também para desestimular os criminosos. Sobre esse panorama, cabe analisar um episódio do desenho brasileiro “Irmão do Jorel”, chamado “Gangorra da Revolução”, onde os alunos da escola da personagem se unem, com sucesso, contra a “opressão” dos professores, em busca de mais tempo de recreio. Fora da ficção, é notório que a movimentação popular é eficiente contra esse problema, tendo o exemplo de Chico Mendes, que além de combater o desmatamento, através de protestos, alertou à população sobre a importância da floresta Amazônica, que tanto fora explorada indiscriminadamente.
Portanto, é urgente que medidas sejam tomadas para a proliferação da educação ambiental. Então, cabe às prefeituras, recorrendo às escolas municipais, o estímulo ao pensamento crítico, através de palestras ministradas por profissionais da área, que explicarão a respeito da preservação do meio ambiente, e todo o impacto ecológico que ela causa na vida das pessoas, ademais, o povo deve se unir contra ações criminosas ao meio ambiente, cobrando a punição do responsável, através de protestos em frente às prefeituras e delegacias. Logo, tais ações não só darão exemplos às novas gerações, como também estimularão o conhecimento ambiental. Dessa forma, diferente da década de 50, a preservação do meio ambiente andará ao lado do avanço.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.