De início, vale ressaltar que a distração governamental fomenta o risco da falta de água no Brasil. Segundo o Contrato Social — proposto pelo contratualista John Locke — cabe ao Estado fornecer medidas que garantem o bem-estar coletivo. No entanto, isso não é praticado no espaço brasileiro, dado que o Estado não adota precauções para garantir o bem-estar de todos de maneira plena. Com isso, a ausência de cautelas com a exiguidade da água resultará para a sociedade prejuízos a longo prazo, o que além de provar o quadro de Brás Cubas vai de encontro ao Contrato Social. Desse modo, ações públicas tornariam possível maior acesso ao direito à água garantido pela ONU em 2010.
Em conjunto, urge analisar a imprudência humana frente à ameaça da míngua de água no país atual. Desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultiva-se a ideia de que nossos recursos naturais são infinitos. Contudo, o que se observa no mundo vigente é o oposto da ideia apreciada na idade moderna, dado que um dos fatores que corrobora tal premissa é o desperdício em massa nos atos humanos, escasseando a água e inabilitando a realização de atividades diárias, como o apresto de alimentos e higiene pessoal, podendo surgir diversos revés à saúde da população. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.
Logo, medidas são vitais para atenuar os perigos da escassez de água no Brasil. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela execução das principais diretrizes a respeito do meio ambiental, através de verbas vindas do auxílio público, investir em outras fontes de energia renováveis — como a energia eólica e a solar —, a fim de reduzir a dependência hidráulica. Outrossim, calha a tal órgão, promover campanhas, como anúncios nas redes sociais, visando a economia de água por parte dos cidadãos, além de multas para quem for flagrado desperdiçando-a, com o fito de minorar os impactos advindos com a falta de água. Assim, poder-se-à efetivar o Contrato Social proposto por John Locke e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.