Primeiramente, é possível notar que as taxas de violência não reduziram, principalmente na pandemia do covid-19, que houve um aumento de 40% dos casos. De fato, a violência doméstica é o principal problema dessa vertente, já que 70% das vítimas são agredidas pelo companheiro. Logo, não restam dúvidas que os meios vigentes não estão sendo suficientes para combater a agressão contra a mulher.
Além disso, outro fato a ser abordado seria o efeito do machismo na sociedade, devido à culpabilização da vítima, de acordo com pesquisas da Datafolha, mais de 33% da população julga a mulher culpada pela violência sofrida. Consequentemente, as vítimas tendem a ter medo de denunciar ou de prosseguir com o processo, em vista do julgamento e da falta de apoio social. Em vista disso, é fundamental a divulgação dos casos na mídia e a atuação dos movimentos feministas.
Portanto, é essencial dar continuidade as políticas públicas referentes a este assunto. Em suma, é preciso que o governo, por intermédio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, avalie melhor as atuais medidas protetivas concedidas às vítimas e desenvolva medidas mais eficazes, como o botão do pânico e as casas de abrigo para o acolhimento das vítimas, por meio de projetos da câmara dos deputados e da atuação das delegacias especializadas em atendimento à mulher, a fim de alcançar a redução do número dos casos de violência e feminicídio. Assim, as mulheres estarão mais protegidas e confiantes para denunciar seus agressores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 144
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 172
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.