Por Abigail
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A Guerra fria, que ocorreu entre 1945 e 1991, é um dos grandes exemplos para se observar como a ciência e a tecnologia foram um dos divisores de águas neste conflito, Visto que os cientistas foram os soldados de frente desse período por criarem bombas, armas biológicas e uma organização de espionagem. Em contrapartida, no Brasil a ciência seria o combatente que mal entrou em ação, haja visto que há pouco investimento nessa área como também não é compreendida a sua importância para o país.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a partir de 2018 várias bolsas foram retiradas, assim como, no ano seguinte o Governo Federal reduziu o orçamento financeiro que seria destinado as universidades. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, o mundo moderno é caracterizado como acelerados e fluidos, em que o hedonismo e o imediatismo predominam sobre a preocupação com o futuro. Infere-se, então, que o poder executivo acredita que outros projetos são mais relevantes e de rápido lucro do que as pesquisas acadêmicas que são custosas e longas, mas os resultados são efetivamente vantajosos e que servirão a logo prazo para o desenvolvimento do país.

Paralelo a isso, convém ressaltar a falta de entendimento do Governo Federal no que diz respeito ao campo acadêmico de pesquisa. Para Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Desse modo, os estudos científicos atuam em diversos setores do Brasil levando-os ao crescimento, a partir disso, quando o executivo compreender o valor da ciência para o país então essa porção de trabalhadores serão enfim valorizados.

É, necessário, portanto, medidas que realmente possam mudar esse cenário. Nesse sentido, o Ministério da Educação em parceria com as universidades públicas e privadas poderiam criar um projeto em que os alunos iriam nas escolas a partir do fundamental ao ensino médio com o objetivo de incluir este educando desde cedo no que se refere ao conhecimento científico tecnológico, com atividades como olimpíadas e feiras de ciência. Para que assim no futuro o Brasil tenha profissionais valorizados e empenhados em fazer o país prosperar como os cientistas da guerra fria.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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