No século XIX, o autor britânico Lord Byron, principal representante do ultrarromantismo literário, apresentou a fugacidade do sofrimento emocional como tema central das suas obras. De maneira análoga, o cenário contemporâneo é caracterizado pela negligenciação das psicopatologias como uma questão de saúde a ser discutida e medicamente tratada, fato que viabiliza, consequentemente, comportamentos autodestrutivos e práticas escapistas. Nesse contexto, a banalização das doenças mentais e, como resultado, a diminuta procura por ajuda profissional, são aspectos que contribuem para perpetuação dessa situação problemática.
Em primeira análise, cabe pontuar que, há a inferiorização da importância da manutenção do equilíbrio psicológico. De acordo com o filósofo Byung- Chul Han, em seu livro ‘’A sociedade do cansaço’’, os indivíduos inseridos na Pós modernidade são constantemente induzidos a alcançar um alto desempenho nas atividades que realizam, circunstância que fomenta seu adoecimento mental em função da busca incansável por essa excelência utópica. Dessa forma, tal conjuntura impulsiona o desenvolvimento de um ciclo vicioso, no qual o sujeito, colocando sua saúde em último plano, recorre a meios de evasão, como o abuso de substâncias, para lidar com os seus transtornos e, com isso, prosseguir com o cumprimento das exigências do século XXI. Assim sendo, para conter esse estado de indiligência vigente no corpo social, a atuação do poder público é essencial.
Ademais, vale ressaltar, ainda, que a procura ínfima por orientação psicológica é um aspecto grave. Desse modo, o documentário estadunidense, ‘’Take Your Pills’’, aborda a trajetória de um grupo de pessoas, as quais fazem o uso de remédios estimulantes na sua rotina de trabalho e estudos, com intuito de estabilizar o estresse mental e a somatização — sintomas físicos decorrentes de desordens psíquicas —. Por conseguinte, essa atitude de reprimir a própria condição e se apropriar de métodos inadequados para aliviá-la, tal qual retratado por Byron em sua coletânea, persiste na atualidade e é produto da visão distorcida e preconceituosa sobre o tratamento de doenças mentais, o qual ainda é entendido por uma grande parcela da população como insignificante e direcionado aos ‘’loucos’’. Nesse sentido, a ação social é necessária para a desconstrução desse panorama.
Diante dos fatos mencionados, é mister que medidas sejam tomadas para reverter o quadro controverso acerca da saúde emocional no hodierno. Portanto, para reverter esse entrave, urge que o Ministério da Saúde invista na difusão de campanhas socioeducativas nas grandes mídias, as quais devem contar, especificadamente, com o discurso de pessoas qualificadas — psiquiatras e terapeutas —, para legitimar a relevância dessa questão. Dessarte, essa medida deve ser empregada por meio do investimento governamental e o vínculo com emissoras e portais digitais, a fim de que a sociedade compreenda que a saúde mental é prioritária e, com efeito, desfaça seu caráter cansado proposto pelo filósofo sul-coreano.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.