Segundo a Constituição brasileira, o acesso à educação é um dos inúmeros direitos de qualquer cidadão, no entanto, na prática, a formação educacional é um desafio, principalmente para os surdos. O principal motivo desse desafio é o preconceito. Crianças surdas tem maior tendência a sofrerem bullying, pois, muitas vezes, elas são consideradas diferentes dos demais alunos e isso afeta a sua adaptação na escola. Prova disso é o pequeno número de matrículas de crianças deficientes em escolas de ensino básico.
Além disso, o preconceito contra os surdos também é ilustrado na contratação de funcionários em empresas, já que os chefes geralmente preferem contratar pessoas sem deficiências. Isso significa que essa parcela da população tem maior dificuldade para conseguir o seu salário próprio e, consequentemente, melhores e mais independentes condições de vida.
Contudo, a mudança dessa situação poderia ser alavancada por campanhas e palestras feitas pelo MEC (Ministério da Educação) e propagadas em escolas com o objetivo de conscientizar e extinguir o preconceito entre as crianças surdas. A somar, o Ministério da Economia pode criar um novo programa de contratação de funcionários em empresas, estimulando um número mínimo de pessoas deficientes que devem contratadas, a fim de incentivar a sua entrada no mercado de trabalho. Juntas, essas ações melhorariam a qualidade de vida dos surdos e aumentaria a sua participação na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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