Em primazia, é válido analisar que a sociedade conservadora atual se mostra um impasse para a solução do problema. De acordo com o artigo 227, da Constituição Brasileira de 1988, “ É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária[...]”. Entretanto, o que nota-se presente na coletividade é um padrão conservador e autoritário sobre a perspectiva da família, na qual essa desse ser formada sempre por um núcleo contido homem e mulher e com filhos de sangue. Com base nisso, entende-se que o artigo invalida essa conjuntura de uma família formada por um casal heteroafetivo, a partir do momento que na atualidade existe uma ampla variedade de pessoas que realizam casamentos homoafetivos, assim como, adotam crianças para concretizarem uma família. Logo, o princípio único do decreto é a criação de uma família que cuide de seus filhos e proporcione uma vivência humanizada. Portanto, compreende-se o quanto o conservadorismo afeta o progresso da formação familiar atual.
Outrossim, o preconceito sobre a diversidade de famílias existentes também corrobora para a problemática. Com isso, no filme brasileiro, “ Que Horas Ela Volta?”, é retratada a história de uma mãe solteira que cuida a distância de sua filha que mora no interior. Com base nesse viés, faz-se a análise do quanto a diversidade de famílias existentes, sejam elas formadas por mãe solteiras, pais solteiros, dois pais ou duas mães, reflete um contexto no qual atualmente é super criticado e desvalorizado por não se aproximar do padrão de família casual. Porém, assim como no filme, é nítido observar que o papel da família, independente de como esse seja formada, é o que realmente importa na constituição social de cada membro, esses fortalecidos pelo papel do amor e do cuidado. Sendo assim, é importante a análise do quanto o preconceito afeta a constituição familiar.
Em suma, apresenta-se necessário soluções para os problemas vigentes. Em vista disso, cabe ao Ministério da Cidadania, em conjunto com o Ministério da Educação e das Comunicações, criarem uma campanha, por meio das mídias sociais e digitais, sobre a importância da constituição familiar seja ela da maneira que for, contando com a participação de pessoas e palestrantes que falem de suas vivências e mostrem o valor da formação social com base na formação diversificada de uma família. A partir daí, a finalidade seria de conscientizar as pessoas a serem menos conservadoras e a terem menos preconceito em relação ao assunto. Logo, se fomenta no Brasil um país mais consciente e humanizado.
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.