Em primeiro lugar, a recorrência e a impunidade de atos violentos os fazem ser considerados como atitudes normais. Nessa perspectiva, a socióloga alemã Hannah Arendt, defendia a ideia de banalidade do mal quando se referiu ás práticas extremas realizadas pelos nazistas em relação aos judeus no século XIX ,pois o único meio de justificá-las era a não objeção em considerá-las como corretas. Nesse sentido, jovens e adolescentes, ao cometerem bullying em relação a pessoas de mesma faixa etária, usam-se de um discurso sutil o qual banaliza a gravidade de suas atitudes o que, consequentemente, acaba por convencer pais e responsáveis em não puni-los, ascendendo assim, a frequência e a normalidade desses atos erráticos. Por isso, é de suma importância coibir o bullying de acordo com sua intensidade real a fim de gerar a compreensão punitiva por parte dos agressores e não disseminar atitudes violentas como no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Ademais, a família é fundamental na erradicação de atos hostis através da educação. Sob este viés, segundo o sociólogo francês Emile Durkheim, o comportamento das crianças e adolescentes na sociedade é determinado pelas interações familiares e afetivas na infância. Isso porque, nessa faixa etária, muito do conhecimento e da personalidade dos indivíduos ainda não foram totalmente formados, e por isso, são os primeiros ensinamentos os quais têm a capacidade de elucidar as atitudes posteriores. Com isso, a família, como primeiro modo de socialização, deve orientar e educar os jovens por meio da transmissão de informações socialmente morais para, dentre outros fatores, evitar a prática do bullying e construir assim, uma sociedade fundamentada no respeito e não mais neste conflituoso e persistente entrave.
Depreende-se, portanto, a necessidade de erradicar o bullying no país, em especial, entre os adolescentes. Sendo assim, urge que o Ministério da Educação em parceria com os professores de escolas públicas e privadas, promovam um projeto de tema "O bullying não é brincadeira", o qual funcionaria através da implantação de aulas curriculares com a presença de psicólogos especializados em gestão da mente humana, a fim de não somente coibir a prática do bullying, mas também ensinar o modo mais pacifico de se agir nessas situações. Somente assim, a relação conflituosa entre Brás Cubas e Prudêncio presente no clássico de Machado de Assis, apenas existirá na ficção em detrimento de uma realidade mais harmônica e intolerante quanto a ocorrência e perpetuação da violência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.