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Por Vivi38
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#43076
Existe, atualmente, uma discussão sobre o Brasil ser considerado um país de primeiro mundo. Em relação a esta situação, é importante destacá-lo como uma região de recursos naturais abundantes, sem guerras, autossuficiente, de população inteligente, criativa e com jovens de grande potencial.
Nesse sentido, espera-se que o Brasil esteja no ranking das grandes potências mundiais. Em primeiro lugar, é preciso analisar a maneira como as autoridades
da pátria amada administram esses recursos, bem como as estratégias de investimento em sua população, visto que observa-se desvios não condizentes com a metodologia empregada por nações considerados grandes potências. Sabendo disso, percebe-se que corrupções afetam o estado brasileiro e o direcionam para um caminho desigual em potência apesar de ser riquíssimo.
Além disto, faz-se necessário atentar para a falta de incentivos educacionais, isso porque enquanto o Brasil retira verbas deste setor, afetando pesquisas e projetos, os países de primeiro mundo, investem em larga escala beneficiando crianças, jovens e adultos com escolas e universidades de qualidade. Neste âmbito, podemos destacar o sistema de ensino europeu em que o governo custeia colégios de alto nível para sua população.
Vale ainda salientar, o aproveitamento adequado dos recursos naturais e econômicos nas grandes potências, visando beneficiar sua população, uma vez que, o governo prioriza o crescimento interno o que não o impede de aprimorar a sua economia, como ocorre na expansão das multinacionais e comércio nos Estados Unidos.
Considerando o que foi discutido, fica evidente, que é essencial a administração correta para um país ser considerado uma grande potência. Afinal, para que isto ocorra a população deve ser a principal beneficiada o que não acontece no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por jheromagnoli
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#43101
Existe, atualmente, uma discussão sobre o Brasil ser considerado um país de primeiro mundo. Em relação a esta situação, é importante destacá-lo como uma região de recursos naturais abundantes, sem guerras, autossuficiente, de população inteligente, criativa e com jovens de grande potencial.
* Faltou problematizar e trazer seus argumentos
* Só apresentou a tese


[melhorar conectivo, poderia trocar de posição] Nesse sentido, espera-se que o Brasil esteja no ranking das grandes potências mundiais. Em primeiro lugar, é preciso analisar a maneira como as autoridades da pátria amada administram esses recursos, bem como as estratégias de investimento em sua população, visto que observa-se desvios não condizentes com a metodologia empregada por nações considerados grandes potências. Sabendo disso, percebe-se que as corrupções afetam o estado brasileiro e o direcionam para um caminho desigual em potência apesar de ser riquíssimo.
* Organização confusa dos argumentos
* Falta concordância e coerência


[conectivo de desenvolvimento] Além disto, faz-se necessário atentar para a falta de incentivos educacionais, isso porque enquanto o Brasil retira verbas deste setor, afetando pesquisas e projetos, os países de primeiro mundo, investem em larga escala beneficiando [evitar gerúndio] crianças, jovens e adultos com escolas e universidades de qualidade. Neste âmbito, podemos [não usar 1ª pessoa] destacar o sistema de ensino europeu em que o governo custeia colégios de alto nível para sua população.

Vale ainda salientar, o aproveitamento adequado dos recursos naturais e econômicos nas grandes potências, visando beneficiar sua população, uma vez que, o governo prioriza o crescimento interno o que não o impede de aprimorar a sua economia, como ocorre na expansão das multinacionais e comércio nos Estados Unidos.
* É recomendado 4 parágrafos: introdução, dois de desenvolvimento e a conclusão
* Era para ter escolhido 2 argumentos
* As linhas desse parágrafo seria para a introdução completa


[faltou conectivo conclusivo] Considerando o que foi discutido, fica evidente, que é essencial a administração correta [generalizou] para um país ser considerado uma grande potência. Afinal, para que isto ocorra a população deve ser a principal beneficiada o que não acontece no Brasil.
* Conclusão fora da estrutura, precisa de: agente, ação, meio e finalidade + detalhamento

Espero ter ajudado ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por Vivi38
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#43149
Oi, obrigada por avaliar a minha redação. Esta é a primeira que faço desde 2005...quando entrei na faculdade. hoje com anos de formada resolvi fazer concurso público e estou retornando aos estudos. Os critérios da banca que estou tentando o concurso são diferentes do ENEM, porém esta plataforma tem me ajudado bastante. Irei escrever mais redações toda semana. Obrigada pelas dicas!
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Por jheromagnoli
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#43150
@Vivi38, ahh entendi, eu também estudo para concursos.
Você tem telegram? Entra no canal da professora janaina, https://t.me/profajana, só tem concurseiro e ela costuma selecionar algumas redações para corrigir, é na sorte, mas o pessoal costuma ajudar também :mrgreen:

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por Vivi38
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#43159
Legal, obrigada por compreender. Não tenho telegram...obrigada pela dica.
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Por Vivi38
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#43559
Oi.. fiz outra redação. Você poderia avaliar... obrigada.
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