No filme "Estrelas além do tempo" é possível notar concepções construídas a partir de uma sociedade patriarcal e segregativa por conta da cor, entretanto atualmente muitas das atitudes demonstradas no filme já foram extintas e cabe à sociedade continuar extinguindo estes padrões. Logo, é possível entender porque compreender o passado é tão importante, por isso todos têm o dever de auxiliar na criação de um pensamento o qual associe presente e pretérito.
É notório a pouca evolução dos negros, que no século 15 eram escravizados e silenciados e atualmente necessitam lutar pelos seus direitos. Mesmo depois da abolição da escravatura, os brancos ainda acreditavam que eram uma raça superior, observa-se pelo nazismo, 1 século após a libertação dos escravos e ainda existia a denominação de "raça pura" e a errônea crença de extinguir negros. Resquícios desse racismo ainda existem na sociedade quando os oprimidos ainda não possuem representatividade e direitos que preservem sua vida.
O incêndio do Museu Nacional foi um acontecimento que cabe a reflexão de todo o conhecimento perdido. Não se trata apenas do acervo físico mas faz-se presente a ironia de que no Brasil, não preserva-se a história de maneira adequada, inclusive está suscetível à manipulação para construir-se uma falsa verdade e disseminá-la como verdade absoluta. Perante isso, observa-se quão leiga as pessoas tornaram-se diante da história e quanto necessitam de um real aprendizado.
Em suma, o pretérito faz-se presente em tudo. É necessários olhar com clareza para estas questões, o mundo tornou-se um lugar injusto por conta de pessoas que não souberam ter esta perspectiva, é dever do cidadão ter consciência de que todos devem ter direitos iguais, para que haja equidade e maior justiça, portanto, se faz tão necessário a compreensão do passado para melhorar o futuro.
Utilizei tema anterior da FUVEST. Se puderem me dizer algo sobre o título, eu ficaria muito grata
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada