No Brasil há um sério problema em relação a fome, visto que, atualmente, está em um cenário de desigualdade social. Por consequência, a parcela marginalizada, principalmente na região Nordeste, não possuem acesso a quantidade e qualidade ideal de alimento que cada indivíduo deveria ter por direito. Prova disso, é a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, na qual expressa a situação de miséria e desesperança vivenciada pelos personagens nordestinos em meio ao sertão. Diante disso, é possível observar que, na sociedade atual, há falta de políticas públicas em relação a distribuição de alimentos para com os necessitados, haja vista que uns sofrem por desnutrição já outros por obesidade. Dessa maneira, para enfrentar esses problemas, é importante que tenha um recuo perante a desigualdade.
Ademais, é necessário pontuar os males causados pela fome. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, uma vez que se encontram crianças desnutridas e raquíticas no corpo social. Consequentemente, esses indivíduos tornam-se ainda mais fragilizados, pois, todas essas carências contribuem para a diminuição do sistema imunológico dos mesmos. Dessa maneira, é de extrema importância e necessidade que ocorra o máximo de ajuda comunitária, para a diminuição da vida precária dessa parcela da população.
Portanto, ao se analisar esses problemas, medidas devem ser tomadas. Para tanto, o Ministério da Saúde, em parceria com as mídias sociais, deve mobilizar a população sobre a fome no Brasil e alertar dos riscos que muitos sofrem por não ter acesso. É necessário fazer isso por meio de propagandas nas plataformas como Twitter e Facebook, para que haja mais chances de atingir um grande público, conscientizá-los a não desperdiçar comida e ajudar com doações. Além disso, é fundamental que o Poder Legislativo, crie leis que contribuam com as Ong's humanitárias e com as famílias desamparadas, a fim de alcançar a tão sonhada sociedade perfeita que é retratada na obra Utopia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.