Primeiramente, vale ressaltar que as propagandas de comidas de alto valor calórico, sem mostrar as possíveis consequências se consumir sem moderação, é um fator determinante para o aumento da questão. Segundo o filósofo Pierre Baurdieu, aquilo que foi criado para se tornar instrumento da democracia direta, não pode ser convertido em mecanismo de opressão simbólica. Sobre esse pensamento, é lamentável o uso de um instrumento para propagar doenças como a obesidade que, consequentemente influenciam o aumento de doenças cardiovasculares.
Segundamente, durante a longa metragem do filme Wall-E, é notório perceber que todas as pessoas são obesas e sedentárias - outro fator determinante para o aumento da doença- que a falta de exercício físico ocasiona. Fora a ficção do filme, essa é a realidade de muitas pessoas brasileiras. De acordo com o filósofo Zygmunt, á inexistência de vigor nas relações sociais, políticas e econômicas é peculiaridade da “ modernidade líquida”. Sobre esse viés, caso o problema persista do mesmo modo, é provável o aumento do problema, uma vez que traz consigo malefícios ao indivíduo e consequentemente a sociedade.
Portanto, fica evidente a intervenção da problemática supracitada acima com ênfase em questões sociológicas. Para isso, o estado por intermédio do Ministério da Saúde devem criar um projeto chamado “ uma alimentação saudável para uma vida saudável”, a fim de promover e concientizar o máximo de pessoas sobre a temática e suas consequências. Outrossim, as escolas devem promover mais ainda, os exercícios físicos e a importância que traz consigo. Com isso, esperamos construir uma sociedade mais saudável, para quê, caso como do filme não venha se repetir e sim, o pensamento de plantão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.