Em primeira análise, cabe pontuar que, segundo o conceito de ‘’Sociedade em rede’’, do sociólogo Manuel Castells, a evolução de tecnológica viabilizou o surgimento de uma interconexão entre os indivíduos, capaz de alterar dinâmicas tradicionais de poder. Desse modo, o desenvolvimento de fóruns, blogs e grupos em redes sociais permite que os indivíduos compartilhem seus posicionamentos e se aliem parar requisitar mudanças e defender interesses em comum. Por conseguinte, esses aspectos fomentam a formação de uma coletividade crítica e plenamente consciente de seus direitos como cidadão, tal qual foi exemplificado nas manifestações ocorridas no Oriente Médio em 2010, e que regimes ditatoriais foram derrubados a partir da ação popular alentada no ciberespaço. Assim sendo, constata-se que a atuação sociopolítica na esfera digital é fundamental para transformação social.
Ademais, vale ressaltar, ainda, que o fenômeno das ‘’bolhas sociais’’ é resultado do mecanismo informacional utilizado pelas mídias tecnológicas, por qual o conteúdo disponibilizado para o sujeito é selecionado de acordo com os seus interesses e ideologias, não permitindo uma heterogeneidade de concepções. Sob essa lógica, o documentário estadunidense, ‘’O dilema das redes’’, apresenta como essa ferramenta favorece a disseminação de discursos de ódio e manipulação política. Dessa maneira, essa conjuntura se tornou evidente nas eleições presidenciais brasileiras em 2018, onde as redes de comunicação -WhatsApp e Facebook- converteram-se em um espaço de polarização, disseminação de notícias falsas e ataques entre usuários. Nesse sentido, essa limitação transgrede ao caráter interligante proposto por Castells, sendo necessária a alteração desse quadro controverso.
Diante dos fatos mencionados, urge que medidas sejam tomadas para que o ciberativismo seja desempenhado beneficamente. Para resolver esse entrave, urge que o Ministério da Ciência e Tecnologia fortaleça o engajamento social livre da circunstância disruptiva condicionada pelas redes sociais, por meio da criação de um aplicativo de conversação, o qual deve contar, especificadamente, com fóruns de diferentes assuntos e direcionamento para fontes jornalísticas verídicas e imparciais, a fim de possibilitar a união de diferentes ideais que convirjam para o apoio mútuo na luta por avanços, e não para a hostilidade. Dessarte, será possível que as protestações populares sejam exercidas eficazmente, à semelhança da Primavera revolucionária.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.