Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43295
Com o advento da Lei 13. 709/18, de proteção de dados pessoais, constata-se a segurança jurídica, visto que a lei tem o objetivo de proteger o direitos fundamental de liberdade. É notório que a internet traz inúmeros benefícios, mas também causa muito desconforto, como a invasão da privacidade e a violabilidade da liberdade de expressão.

Primeiramente, observa-se a falta de privacidade que existe na internet, já que na rede não se sustenta nem o anonimato. A princípio, é comum notar que ao fazer qualquer busca em navegadores da web, principalmente de produtos ou serviços, surgirá diversos anúncios de publicidade sobre exatamente aquilo que se pesquisou. Por isso, não há dúvidas que existe uma extrapolação na coleta de dados na internet.

Além disso, outro aspecto é despertado o da violabilidade da liberdade de expressão. Sabe-se que este é um direito fundamental previsto na CF/88, com o propósito de vedar a censura e instaurar a democracia. Entretanto, nas redes sociais habita a "cultura do cancelamento", que é quando as pessoas disputam opiniões que geram ataques à reputação da pessoa "cancelada". Logo, verifica-se o oposto de democracia, que é um retrocesso.

Portanto, está claro que esses fatos se tornaram objeções para a democracia e os direitos fundamentais. Dessa forma, é necessária a atuação do Governo Federal e da mídia para a conscientização sobre a democracia, com palestras ou até a inclusão da disciplina de direito constitucional nas escolas e a realização de comerciais de TV sobre o assunto, a fim de proporcionar conhecimento à população. Vale lembrar também, que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais deve fiscalizar e penalizar as empresas que descumprirem as normas da Lei 13.709/18.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43358
jherodrigues escreveu:Quando alguém puder corrigir, por favor! s2
@Ashiley @Jeniffeeee @GlendaMorais @Anna1 @Geralcinoj
Em instantes trarei comentários!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43363
@jherodrigues ,claro!

Não tenho muito o que falar. O que me chamou bastante atenção foi o primeiro desenvolvimento, porque, a meu ver, se baseia bastante em achismo, porém sei que é uma realidade sim. O que resulta isso é a falta de repertório ou citação da causa. Sobre o anonimato, será que ele deveria existir mesmo? Já que os crimes na internet existem e como seria possível apreender o infrator com a possibilidade do anonimato?
Um repertório interessante que se encaixaria perfeitamente nesse parágrafo seria o uso dos "Cookies" na publicidade. Deixo um link falando e aconselho que pesquise mais sobre também. Deixo claro também que as propagandas específicas é uma opção que vem habilitada, entretanto é possível desabilitá-la. O que vejo é que o ideal seria a popularização dessa opção na internet.
https://support.google.com/campaignmana ... 20pessoal.
Eu não sei se você sabe, mas a empresa "Google", por exemplo, lucra dessa forma, coletando dados e treinando inteligência artificial, então, como seria o outro método de manter a empresa de "pé"? Tornando-se um serviço pago?

Obs.: Desculpe por ir tão longe :? É que eu vi várias vertentes que poderiam ser trabalhadas e senti falta de pelo menos uma. Nos demais parágrafos posso até dizer que estão perfeitos. Espero ver mais redações suas aqui e até uma outra hora. :mrgreen:

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43364
Erro da Competência 1

:!:-Vale lembrar também(,) que a Autoridade...
Opção 1-Vale lembrar também que a Autoridade...

:!: -Logo, verifica-se o oposto de democracia, que é um retrocesso.
Opção 1-Logo, verifica-se o oposto de democracia, que é o retrocesso.(Aqui explica o que é o contrário de democracia)
Opção2-Logo, verifica-se o oposto de democracia, o que é um retrocesso.(Essa oração subordinada tem o teor mais opinativo, sua opinião)

Aconselho que opte pela opção 2.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43365
Não vi um detalhamento evidente na conclusão também, todavia não tirei pontuação por ser ruim em identificar um :lol: . Poderia destacá-lo se tiver? Seria de grande ajuda para mim.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43369
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção Frase de efeito
Comentários

Com o advento da Lei 13. 709/18, de proteção de dados pessoais, constata-se a segurança jurídica, visto que a lei tem o objetivo de proteger o direitos fundamental de liberdade. É notório que a internet traz inúmeros benefícios, mas também causa muito desconforto, como a invasão da privacidade e a violabilidade da liberdade de expressão.( Na introdução notei a contextualização, a tese, mas não vi a apresentação do tema. Apresente e deixe de maneira clara o tema da próxima vez!)

Primeiramente, observa-se a falta de privacidade que existe na internet, já que na rede não se sustenta nem o anonimato. A princípio, é comum notar que ao fazer qualquer busca em navegadores da web, principalmente de produtos ou serviços, surgirá diversos anúncios de publicidade sobre exatamente aquilo que se pesquisou. Por isso, não há dúvidas que existe uma extrapolação na coleta de dados na internet.(Nesse desenvolvmento sua argumentação é rasa e superficial e sem dados comprovativos. Aconselho que melhore a estrutura de seu texto!!)


Além disso, outro aspecto é despertado o da violabilidade da liberdade de expressão. Sabe-se que este é um direito fundamental previsto na CF/88, com o propósito de vedar a censura e instaurar a democracia. Entretanto, nas redes sociais habita a "cultura do cancelamento", que é quando as pessoas disputam opiniões que geram ataques à reputação da pessoa "cancelada". Logo, verifica-se o oposto de democracia, que é um retrocesso.( Nesse desenvolvimento mais uma vez sua argumentação é rasa e delimitada. Aconselho que aprofunde mais suas ideias!)


Portanto, está claro que esses fatos se tornaram objeções para a democracia e os direitos fundamentais. Dessa forma, é necessária a atuação do Governo Federal e da mídia( Agente) para a conscientização sobre a democracia( Ação), com palestras ou até a inclusão da disciplina de direito constitucional nas escolas e a realização de comerciais de TV sobre o assunto( Meio), a fim de proporcionar conhecimento à população( Finalidade). Vale lembrar também, que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais( Agente) deve fiscalizar e penalizar as empresas que descumprirem as normas da Lei 13.709/18.( Ação)( Conclusão incompleta! Faltou o Detalhamento da ação na primeira proposta!)

Sua redação não é ruim, mas carece de aspectos relevantes! Estude argumentação, apresentação de tema, dados comprovativos e proposta de intervenção!
No mais, é só!
Espero apróxima! :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43371
Sua nota ficou 800!

C1 > 160
C2 > 160
C3 > 120
C4 > 200
C5 > 160

Espero ter ajudado! ;)

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43375
@GlendaMorais, muuito obrigada! O desenvolvimento está sendo uma pedra no meu sapato kkkk :lol:

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43376
jherodrigues escreveu:@GlendaMorais, muuito obrigada! O desenvolvimento está sendo uma pedra no meu sapato kkkk :lol:
Relaxe, tudo é questão de treino. Pratique toda semana e com o tempo irá melhorar! Aguardo a próxima! ;)

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
251 Exibições
por OlrenBeat
5 Respostas 
246 Exibições
por SofiaManu
0 Respostas 
89 Exibições
por Miks19
0 Respostas 
117 Exibições
por 6749391038
0 Respostas 
31 Exibições
por jhensuel
0 Respostas 
86 Exibições
por nandaramalho
0 Respostas 
58 Exibições
por Erick1723
0 Respostas 
22 Exibições
por Kakahuuu668
0 Respostas 
160 Exibições
por mklaraaa
3 Respostas 
867 Exibições
por Lourencogom

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM