Em primeiro lugar, é necessário dizer que as fake news nem sempre tem uma motivação política. As pessoas podem divulgar alguma notícia falsa apenas para ganho próprio, engajamento ou até mesmo para prejudicar uma pessoa. Um caso, que ocorreu em 2019 e que ficou conhecido como caso Cadu, mostra claramente a situação citada acima. Uma mulher espalhou uma notícia de que foi estuprada — pois seu namorado descobriu uma traição e, posteriormente, terminou com ela — e o acusado foi espancado até a morte por alguns seguidores dessa mulher, que não se preocuparam em buscar provas, pesquisar ou questionar, apenas acreditaram na palavra de sua ídolo. Logo, podemos concluir que as fake news podem levar as pessoas à cometerem crimes, prejudicar e/ou manipular uma pessoa ou um grupo de pessoas, e fazer, ainda, as pessoas à não buscarem a verdade.
Em segundo lugar, as fake news podem sujar a imagem de uma pessoa. Podemos citar alguns políticos — como Lula e Bolsonaro, por exemplo — ou ainda personalidades históricas — como Rei Jorge II, da Grã Bretanha. Falando de política, agora, podemos dizer que os dois lados — esquerda e direita — sofreram com as fake news. De um lado, a direita sujando a imagem da esquerda, dizendo que o candidato Haddad, do PT, apoiava pornografia nas escolas. Do outro lado, a esquerda também suja a imagem da direita, dizendo que o candidato Bolsonaro apoiava Hitler de alguma forma. Conclusão: Além das fake news existirem de ambos os lados, também estragam a imagem de uma pessoa e ainda causam uma discórdia entre as pessoas que pensam diferente.
Portanto, é necessário que todas as pessoas, quando virem qualquer notícia, pesquisem mais afundo sobre elas, procurando a verdade, questionando e pesquisando sobre tal. Também é preciso que as próprias mídias sociais, junto de seus usuários, fiquem de olho em notícias ou informações duvidosas e se virem algo que certamente é falso, punirem a pessoa que espalhou essa notícia, pois o que mais tem é pessoas que divulgam fake news que quase nunca sofrem com as consequências. Dessa maneira, a sociedade se torna um lugar mais confiável e, pode-se dizer, mais agradável de se viver.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada