Em primeira análise, é importante destacar que,uma demasiada parte da população obtiveram o mal costume de jogar embalagens de plástico,ou qualquer outro material reciclável,nos rios e nos mares.No documentário de 2009"Planeta de plástico"roteirizado pelo diretor Werner Boote,onde o mesmo nos apresenta,por meio de reportagens e entrevistas,a situação vivenciada diariamente na pele,não apenas de humanos,mas de animais terrestres e marítimos,que sofrem em decorrência dos descartes de plásticos no meio ambiente.
Por conseguinte,essa reportagem nós trás o entendimento de que,o descarte de material plástico é responsável pela morte de animais e pessoas todos os anos.Conforme a indústria aumenta a sua produção em prol de satisfazer o desejo da sociedade de consumo, infelizmente o número de vítimas só fazem alterar,o que resulta em documentários e movimentos que lutam para que encontremos uma forma de amenizar a situação.
Em vista disso, é mister que os países tomem providências para suavizar o quadro atual.Urge que o Ministério do meio ambiente(MMA),por meio de manifestações, eventos e publicações nas redes sociais, mostrem a séria situação de desgaste que o planeta sofre por decorrência das ações humanas, além de que,a criação de programas que reciclem o material plástico,presente nas ruas de todos os países,seria algo que reeestruturaria as correntes marítimas,a cama de ozônio e diminuiria gradativamente a liberação de gás carbônico na atmosfera.Somente assim poderemos nos aproximar de uma sociedade bem estruturada,que se importaria com a vida nos oceanos e na terra.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.