Primeiramente, é importante saber que o aparelho televisor foi inventado em 1920 e a partir daí que o interesse da população em filmes na televisão cresceu e o número de telespectadores que ainda vão ao cinema diminuiu. Em vista disso, as pessoas começaram a apreciar o conforto e a economicidade de assistir os filmes em casa pela TV, inclusive, o consumo desse aparelho também cresceu muito, o que reforça a pouca procura pelos cinemas.
Em uma segunda análise, se tem a migração dos cinemas para as grandes cidades e a sua chegada aos shoppings centers. Em virtude disso, algumas populações foram excluídas do acesso, como a da região do norte e nordeste, as periferias e as pessoas do interior. Consequentemente, gerou uma inacessibilidade ao cinema, visto que os locais mais urbanos e comerciais tendem a ter um alto custo, o que não é alcançável por todas as classes sociais.
Portanto, a democratização do acesso ao cinema no Brasil seria alcançada se o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, investisse fundos para projetos de instauração do cinema para todos. Vale frisar ainda, que esse projeto poderia se iniciar nas escolas públicas, com a criação de uma sala de cinema, a fim de incluir esse entretenimento nas periferias e no interior dos estados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 113
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.