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Por vi221923
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De acordo com Steve Jobs, criador da Apple, “A tecnologia move o mundo”, o que é deveras verdade, visto o importante papel que os aparatos tecnológicos vem exercendo na atualidade, principalmente na pandemia, exemplo disso é a educação a distância em diversas escolas brasileiras. Contudo, manter tal método traz consigo vários desafios, dentre eles está a falta de infraestrutura dos estudantes, que por conseguinte, prejudica-os no que diz respeito a formação escolar.

Em primeiro plano, é preciso considerar a falta de infraestrutura do aprendiz como um elemento propulsor da problemática. No longa metragem A Rainha de Katwe, a protagonista menor de idade vive em condições precárias e trabalha para sobreviver. Infelizmente, pode haver semelhança entre o filme e muitas crianças brasileiras, logo, o acesso básico à rede digital, vulgo internet, torna-se difícil ou até mesmo inalcançável, sendo assim impossibilitado o desfrutar da educação a distância.

Sob esse viés, o atraso para a formação escolar fomenta ainda mais a situação. Com as aulas presenciais suspensas temporariamente por causa da pandemia, e a opção do ensino remoto dificultada, o professor, que é uma importante peça para a educação, é privado do estudante, tornando ainda mais complicada a continuação do aprendizado jovem. Em resultado, a entrada desses alunos para o mercado de trabalho torna-se mais tardio e o número de desempregos aumentará no país.

Fica evidente, portanto, que para superação dos desafios da democratização da educação a distância no Brasil, o Ministério da Educação – órgão responsável por todo o sistema educacional brasileiro – deva disponibilizar internet gratuita e obrigatória para todos os estudantes – que comprovem, através de atividades e trabalhos, o comprometimento com a rede pública de ensino –, por meio de verbas governamentais, com o fito de ajudar e levar o aprendizado para aqueles que mais necessitam. Como já dizia Padre Antônio Vieira, “A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor”.



@Jeniffeeee , @Anna1 e @Ashiley poderiam corrigir minha redação? Agradeço desde já😊
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Jeniffeeee
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#43142
@vi221923, oi! Assim que possível :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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Por Jeniffeeee
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#43212
@Jeniffeeee, oi!

Legenda:
ERRO
SUBSTITUIÇÃO/SUGESTÃO
MELHORÁVEL
DESNECESSÁRIO
(IDENTIFICAÇÃO DOS 5 ELEMENTOS)
(MEUS COMENTÁRIOS)
REPETIÇÃO

De acordo com Steve Jobs, criador da Apple, “A tecnologia move o mundo”, o que é deveras verdade, visto o importante papel que os aparatos tecnológicos vem vêm exercendo na atualidade, principalmente na pandemia, exemplo disso é a educação a distância em diversas escolas brasileiras. Contudo, manter tal método traz consigo vários desafios, dentre eles está a falta de infraestrutura dos estudantes, que por conseguinte, prejudica-os no que diz respeito a à (creio que aqui tenha uma crase) formação escolar.
Boa intro!

Em primeiro plano, é preciso considerar a falta de infraestrutura do aprendiz como um elemento propulsor da problemática. No longa metragem "A Rainha de Katwe", a protagonista menor de idade vive em condições precárias e trabalha para sobreviver. Infelizmente, pode haver semelhança entre o filme e muitas crianças brasileiras, logo, o acesso básico à rede digital, vulgo internet, torna-se difícil ou até mesmo inalcançável, sendo assim impossibilitado o desfrutar da educação a distância.
PS: Esse D1 ficou confuso! Primeiro porque você não explicou o que seria a falta de infraestrutura e simplismente caiu no campo "estudante e emprego", segundo porque não desenvolveu o tema adequadamente. O que comprova que existem crianças semelhantes à protagonista do filme? Por que o acesso à internet ainda é tão limitado? Deixe as suas ideias claras para o leitor.

Sob esse viés, o atraso para a formação escolar fomenta ainda mais a situação. Com as aulas presenciais suspensas temporariamente por causa da pandemia, e a opção do ensino remoto dificultada, o professor, que é uma importante peça para a educação, é privado do estudante, tornando ainda mais complicada a continuação do aprendizado jovem. Em resultado, a entrada desses alunos para o mercado de trabalho torna-se mais tardio e o número de desempregos aumentará no país.
PS: Mesma coisa do D1, muito confuso. Não acho que esse argumento seja legal para o tema, porque ele não é um desafio para a democratização do EAD, mas é uma consequência de um dos desafios. Outra coisa, de onde tirou tudo isso? Ter um repertório é fundamental, não abra mão dele por nada! A sua argumentação foi completamente dedutiva, o que a inclui no senso comum e lhe retira pontos.

Fica evidente, portanto, que para superação dos desafios da democratização da educação a distância no Brasil, o Ministério da Educação – órgão responsável por todo o sistema educacional brasileiro – (agente+detalhamento)deva disponibilizar internet gratuita e obrigatória para todos os estudantes – que comprovem, através de atividades e trabalhos, o comprometimento com a rede pública de ensino –, (ação+detalhamento) por meio de verbas governamentais, com o fito de ajudar e levar o aprendizado para aqueles que mais necessitam (meio+finalidade). Como já dizia Padre Antônio Vieira, “A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor”.(1)
A meu ver, a sua conclusão está completa!
(1) :arrow: Mesmo que eu ache citações no final da redação muito original, creio que o ENEM não curti esse modelo, o correto é fechar o texto com a alusão feita na intro.

Você tem bastente domínio gramatical, o que é muito bom! Só procure organizar e relacionar melhor os argumentos apresentados.
Estou à disposição para qualquer dúvida, bons estudos! :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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Por vi221923
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#43232
@Jeniffeeee, Muitíssimo obrigada! Irei estudar mais e seguir suas orientações. Espero nos vermos mais em outras redações! Novamente, muito obrigada 💕
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Por Jeniffeeee
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#43252
vi221923 escreveu:@Jeniffeeee, Muitíssimo obrigada! Irei estudar mais e seguir suas orientações. Espero nos vermos mais em outras redações! Novamente, muito obrigada 💕
Claro! Me marque na próxima, se quiser :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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