Em primeiro plano, é preciso considerar a falta de infraestrutura do aprendiz como um elemento propulsor da problemática. No longa metragem A Rainha de Katwe, a protagonista menor de idade vive em condições precárias e trabalha para sobreviver. Infelizmente, pode haver semelhança entre o filme e muitas crianças brasileiras, logo, o acesso básico à rede digital, vulgo internet, torna-se difícil ou até mesmo inalcançável, sendo assim impossibilitado o desfrutar da educação a distância.
Sob esse viés, o atraso para a formação escolar fomenta ainda mais a situação. Com as aulas presenciais suspensas temporariamente por causa da pandemia, e a opção do ensino remoto dificultada, o professor, que é uma importante peça para a educação, é privado do estudante, tornando ainda mais complicada a continuação do aprendizado jovem. Em resultado, a entrada desses alunos para o mercado de trabalho torna-se mais tardio e o número de desempregos aumentará no país.
Fica evidente, portanto, que para superação dos desafios da democratização da educação a distância no Brasil, o Ministério da Educação – órgão responsável por todo o sistema educacional brasileiro – deva disponibilizar internet gratuita e obrigatória para todos os estudantes – que comprovem, através de atividades e trabalhos, o comprometimento com a rede pública de ensino –, por meio de verbas governamentais, com o fito de ajudar e levar o aprendizado para aqueles que mais necessitam. Como já dizia Padre Antônio Vieira, “A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor”.
@Jeniffeeee , @Anna1 e @Ashiley poderiam corrigir minha redação? Agradeço desde já
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.