Avatar do usuário
Por Thalita07
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43211
O livro "O Homem Invisível" de Ralph Elisson retrata a trajetória de um jovem negro que vai morar em Harley, Nova York, que passa por diversas experiências constrangedoras e humilhantes, nas quais se sente invisível. Fora da ficção, nota-se que esse grupo é vítima de discriminação constante por conta da cor da pele e características físicas. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas a base educacional e a irresponsabilidade governamental.

Em primeiro plano, é preciso salientar que a base educacional é uma causa latente do problema. Segundo Talcott Parsons, "A família é uma máquina que produz personalidades humanas". Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Desse modo, percebe-se que os pais e os responsáveis não educam seus filhos para serem tolerantes a diferenças, uma vez que o racismo é estrutural e está ligado direta ou indiretamente a hábitos e situações do cotidiano. Assim, trazer à pauta esse tema e debetê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Em segundo plano, outra causa é a irresponsabilidade governamental. De acordo com John Locke, "As leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão dos caminhos para combater o racismo no Brasil, a legislação não tem sido suficiente para a resolução do problema, visto que ainda ocorrem muitos homicídios contra negros na sociedade atual.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar essa situação. Portanto, é preciso intervir sobre o problema. Para isso, o Poder Legislativo deverá desenvolver leis mais rígidas para combater o preconceito de raças. Além disso, o Ministério da Educação deverá empregar por meio de palestras, debates e atividades lúdicas o respeito e igualdade, a fim de que mais pessoas compreendam a questão do racismo na sociedade. Outrossim, as mídias poderão contribuir na questão da discussão desse preconceito. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor e como o poeta Victor Hugo cita "A tolerância é a melhor das religiões".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
220 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
88 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
79 Exibições
por Yasoares
1 Respostas 
72 Exibições
por Ketylen
0 Respostas 
67 Exibições
por Laugab21
0 Respostas 
64 Exibições
por Gislaine098
0 Respostas 
114 Exibições
por Casn
0 Respostas 
69 Exibições
por Laracardoso
0 Respostas 
74 Exibições
por Marianagg
0 Respostas 
130 Exibições
por DaviTaveiras

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

PROPOSTA:

Uso excessivo de celulares pelos adolescentes &eac[…]

No contexto atual em que se encontra a economia de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM