Em primeiro plano, é preciso salientar que a base educacional é uma causa latente do problema. Segundo Talcott Parsons, "A família é uma máquina que produz personalidades humanas". Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Desse modo, percebe-se que os pais e os responsáveis não educam seus filhos para serem tolerantes a diferenças, uma vez que o racismo é estrutural e está ligado direta ou indiretamente a hábitos e situações do cotidiano. Assim, trazer à pauta esse tema e debetê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Em segundo plano, outra causa é a irresponsabilidade governamental. De acordo com John Locke, "As leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão dos caminhos para combater o racismo no Brasil, a legislação não tem sido suficiente para a resolução do problema, visto que ainda ocorrem muitos homicídios contra negros na sociedade atual.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar essa situação. Portanto, é preciso intervir sobre o problema. Para isso, o Poder Legislativo deverá desenvolver leis mais rígidas para combater o preconceito de raças. Além disso, o Ministério da Educação deverá empregar por meio de palestras, debates e atividades lúdicas o respeito e igualdade, a fim de que mais pessoas compreendam a questão do racismo na sociedade. Outrossim, as mídias poderão contribuir na questão da discussão desse preconceito. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor e como o poeta Victor Hugo cita "A tolerância é a melhor das religiões".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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