um garoto que foi brutalmente assassinado por sua mãe e padrasto. Em consonância a
isso, percebe-se que a violência infantil no Brasil tem sido cada vez mais comum na era
contemporânea, visto que, a crença de que bater educa ainda existe em nosso meio,
além da demasiada negligência presente na assistência social. Logo, faz-se necessário
realizar a análise da conjuntura, a fim de minimizar a problemática e consolidar a
segurança das crianças.
Em primeira análise, vale destacar que a cultura presente na sociedade foi
extremamente influenciada por seus antepassados, na qual, o uso da força funcionava
como uma forma de correção aplicada nas crianças. A escritora estadunidense Lionel
Shriver, afirma que ao expor uma pessoa a violência, estamos apenas mostrando um
método aceitável para se obter aquilo que ela deseja; logo, compreende-se que tais
agressões que determinadas pessoas vivem durante sua infância, são determinantes para
o seu futuro no meio social.
Ademais, no que tange ao Estado, é válido ressaltar que a negligência das
assistências sociais brasileiras são causadores primárias para que casos como do menino
assassinado por seus parentes sejam recorrentes, posto que, sua função infere
diretamente nos acontecimentos posteriores, tendo o poder de intervir ou não no âmbito
familiar da possível criança violentada. Desse modo, constata-se que o poder estatal tem
influência na problemática social atualmente vivenciada e pode ser mitigada por tal.
Tendo em visto o que se foi discutido, é necessário portanto, que o Estado
providencie novos projetos de lei reafirmando o compromisso das assistências sociais
contra a violência infantil, a fim de evitar que famílias abusivas tenham possibilidades de
agredir seus filhos. Além disso, é de interesse social que, escolas públicas e privadas,
ensinem aos familiares que o uso da força sob seu filho, apenas tornará dela uma futura
agressora. Assim, tornar-se-á possível a minimização do fato vivenciado, consolidando
parcialmente a segurança infantil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.