Em primeiro lugar é preciso analisar que o planejamento de cidades mais arborizadas, e a redução de veículos automotores reduzem significativamente a concentração de gases poluentes na atmosfera e reduz os riscos de doenças respiratórias. Segundo os dados da OMS, até o final do século 21, as mudanças climáticas provavelmente aumentarão a frequência e a sua intensidade, gerando impactos graves a toda humanidade.
Além disso, faz-se necessário atentar para o tempo gasto para deslocamento nas cidades, a grande concentração de veículos gera mais engarrafamentos, sendo necessário disponibilizar para a população maios mais eficientes e menos poluidores como, por exemplo: ônibus movido a energia solar e com informação do horário de passada nos pontos, trens e incentivo ao uso de bicicletas, com a devida criação de vias exclusivas.
Vale, ainda, destacar que cidades que oferecem mobilidade deslocamento de forma seguro e limpo, melhora a qualidade de vida dos habitantes. Essa situação pode ser percebida em países que estimulam o uso de bicicletas a exemplo do Japão e Holanda têm um índice de desenvolvimento humano maior do que em outros com concentração de veículos automotores.
Portanto, fica evidente que é essencial o investimento e o incentivo do uso de veículos de energia renovável; e a criação e conservação de áreas verdes. Afinal, o cuidado com o meio ambiente reflete na vida de todos os habitantes da zona urbana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.