Em primeira análise, vale ressaltar a falta da educação virtual como uma das barreiras que impedem a resolução do impasse. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Big Data em 2018, a maior parte dos Brasileiros de 45 anos pra mais, e de baixa renda que possuem acesso à internet, nunca ouviram falar sobre fake news. Nesse sentido, percebe-se que essas classes sociais são as mais vulneráveis, podendo acreditar facilmente em qualquer matéria publicada, justamente por não terem muito contato com a internet e tecnologia, não sabem filtrar as fontes confiáveis.
Além do mais, é notório a falta de senso crítico, pois em muita das vezes a informação falsa vai vir de alguém que é amigo próximo ou da família da pessoa, fazendo com que não haja a busca pela verdadeira informação, e por consequência facilitando ainda mais a propagação.
Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação formular uma proposta educacional, implementando a educação virtual obrigatória nas escolas do ensino fundamental e médio, para que haja o entendimento popular sobre o compartilhamento da informação. Ademais, para o ensino dos adultos e idosos que não estão mais na escola, é necessário que o Ministério da Comunicação implemente a adição de comerciais pela televisão ou nas redes sociais que visem a importância de saber o que compartilha, assim aquilo que Demóstenes cita poderá deixar de ser tão impactante na hodiernidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.