Por jvmazola08
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Segundo Demóstenes, filósofo grego, ‘’Nada é mais fácil do que se iludir, pois todo homem acredita que aquilo que deseja seja também verdadeiro.’’ Ao aplicar a frase na realidade contemporânea, percebe-se que o pensador grego estava correto, visto que as notícias falsas conhecidas como ‘’Fake News’’ vêm se propagando com cada vez mais força e facilidade, e isso tem gerado resultados catastróficos, conseguindo iludir a sociedade de maneira que consiga influenciar em decisões políticas, comerciais e socioculturais.

Em primeira análise, vale ressaltar a falta da educação virtual como uma das barreiras que impedem a resolução do impasse. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Big Data em 2018, a maior parte dos Brasileiros de 45 anos pra mais, e de baixa renda que possuem acesso à internet, nunca ouviram falar sobre fake news. Nesse sentido, percebe-se que essas classes sociais são as mais vulneráveis, podendo acreditar facilmente em qualquer matéria publicada, justamente por não terem muito contato com a internet e tecnologia, não sabem filtrar as fontes confiáveis.

Além do mais, é notório a falta de senso crítico, pois em muita das vezes a informação falsa vai vir de alguém que é amigo próximo ou da família da pessoa, fazendo com que não haja a busca pela verdadeira informação, e por consequência facilitando ainda mais a propagação.

Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação formular uma proposta educacional, implementando a educação virtual obrigatória nas escolas do ensino fundamental e médio, para que haja o entendimento popular sobre o compartilhamento da informação. Ademais, para o ensino dos adultos e idosos que não estão mais na escola, é necessário que o Ministério da Comunicação implemente a adição de comerciais pela televisão ou nas redes sociais que visem a importância de saber o que compartilha, assim aquilo que Demóstenes cita poderá deixar de ser tão impactante na hodiernidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Jaklyni
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#43163
Oi,@jvmazola08! Posso sim, só vi sua notificação hoje!! Mas vou corrigir...
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Por Jaklyni
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#44082
Oi, @jvmazola08. Desculpe pela demora na correção. Não deixe de marcar outros membros, tem muita gente boa aqui!

Introdução
Segundo Demóstenes, filósofo grego, ‘’Nada é mais fácil do que se iludir, pois todo homem acredita que aquilo que deseja seja também verdadeiro.’’ Ao aplicar a frase na realidade contemporânea, percebe-se que o pensador grego estava correto, visto que as notícias falsas conhecidas como ‘’Fake News’’ vêm se propagando com cada vez mais força e facilidade, e isso tem gerado resultados catastróficos, conseguindo iludir a sociedade de maneira que consiga influenciar em decisões políticas, comerciais e socioculturais.

Comentário: A introdução ficou bem escrita, apresenta repertório e uma tese.

Desenvolvimento 1
Em primeira análise, vale ressaltar a falta da educação virtual como uma das barreiras que impedem a resolução do impasse. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Big Data em 2018, a maior parte dos brasileiros de 45 anos para mais, [1] e de baixa renda que possuem acesso à internet [2], nunca ouviram falar sobre fake news. Nesse sentido, percebe-se que essas classes sociais são as mais vulneráveis, podendo acreditar facilmente em qualquer matéria publicada, justamente por não terem muito contato com a internet e tecnologia, não sabem filtrar as fontes confiáveis.

[1] Não é necessário o uso de vírgula após conjunção aditiva.
[2] Acredito que seja oração subordinada adjetiva restritiva, não usa-se vírgula.

Comentário: Você contextualizou e utilizou um bom repertório.

Desenvolvimento 2
Além do mais, é notório a falta de senso crítico, pois em muita das vezes a informação falsa vai vir de alguém que é amigo próximo ou da família da pessoa, fazendo com que não haja a busca pela verdadeira informação, e por consequência facilitando ainda mais a propagação.

Comentário: Você poderia ter usado um repertório e mencionado essa tese na introdução. Mas você tem uma boa argumentação. Émile Durkheim reflete sobre o conceito de consciência coletiva e consciência individual. Acredito que caberia neste contexto.

Conclusão
Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação (Agente) formular uma proposta educacional (Ação), implementando a educação virtual obrigatória nas escolas do ensino fundamental e médio (Detalhamento), para que haja o entendimento popular sobre o compartilhamento da informação (Efeito/Finalidade). Ademais, para o ensino dos adultos e idosos que não estão mais na escola, é necessário que o Ministério da Comunicação (Agente) implemente a adição de comerciais pela televisão ou nas redes sociais (Ação) que visem a importância de saber o que compartilha (Efeito/finalidade), assim aquilo que Demóstenes cita poderá deixar de ser tão impactante na hodiernidade.

Comentário: Seu texto ficou bom, só faltou um bom repertório no D2. Você elaborou dois projetos de intervenção e, pelo menos, um deles ficou completo. Além disso, você tem poucas desvios gramaticais.

Boa redação!!
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