Nesse sentido, espera-se que o Brasil esteja no ranking das grandes potências mundiais. Em primeiro lugar, é preciso analisar a maneira como as autoridades
da pátria amada administram esses recursos, bem como as estratégias de investimento em sua população, visto que observa-se desvios não condizentes com a metodologia empregada por nações considerados grandes potências. Sabendo disso, percebe-se que corrupções afetam o estado brasileiro e o direcionam para um caminho desigual em potência apesar de ser riquíssimo.
Além disto, faz-se necessário atentar para a falta de incentivos educacionais, isso porque enquanto o Brasil retira verbas deste setor, afetando pesquisas e projetos, os países de primeiro mundo, investem em larga escala beneficiando crianças, jovens e adultos com escolas e universidades de qualidade. Neste âmbito, podemos destacar o sistema de ensino europeu em que o governo custeia colégios de alto nível para sua população.
Vale ainda salientar, o aproveitamento adequado dos recursos naturais e econômicos nas grandes potências, visando beneficiar sua população, uma vez que, o governo prioriza o crescimento interno o que não o impede de aprimorar a sua economia, como ocorre na expansão das multinacionais e comércio nos Estados Unidos.
Considerando o que foi discutido, fica evidente, que é essencial a administração correta para um país ser considerado uma grande potência. Afinal, para que isto ocorra a população deve ser a principal beneficiada o que não acontece no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.