De início, cabe analisar que a grande concentração popular nas cidades desponta como percalço. Na década de 1950, o lema "50 anos em 5" representou uma grande fase de desenvolvimento do eixo Centro-Sul do país, culminando num intenso processo de êxodo rural. Nesse contexto, a busca por melhores condições de vida contrasta com a deficiência e despreparo citadinos na promoção de oportunidades, os quais dificultam o acesso da população mais vulnerável a recursos básicos, como saúde, educação e moradia. Desse modo, a permanência de tal situação dá ensejo a um verdadeiro caos urbano, denotando impasses como a miséria e a violência.
Paralelamente, a conduta individualista no capitalismo corrobora a violação da liberdade. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, a maioridade é a capacidade de interpretar o mundo com base no exercício qualificado da razão. Sob tal óptica, nota-se que grande parcela da sociedade ainda não alcançou este estágio, pois continua controlada e manipulada pela lógica dissimulada do sistema, cujas pretensões estabelecem padrões e hábitos comportamentais sobrepostos apenas na ideologia mercadológica da minoria dominante. Logo, a população de menor poder aquisitivo torna-se significativamente privada pelo individualismo, ancorado em interesses privados.
Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário conflitante no Brasil. A fim de atenuar a desordem presente nas cidades, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Poder Legislativo, desenvolver um projeto de expansão e desenvolvimento urbanos. Tal ação deverá ser realizada a partir de investimentos financeiros, de modo a concentrar esforços nas localidades mais debilitadas, visando principalmente a promover melhorias na saúde e no âmbito da infraestrutura. Dessa maneira, um passo será dado para que o pensamento de Benjamin revigore na realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.