Por Higorrair
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43090
Para o pensador Walter Benjamin, a cidade é o lugar da coletividade no qual se fundam as noções de comum e público. Entretanto, tal concepção distancia-se da realidade brasileira, uma vez que predomina uma problemática em torno do cenário urbano, amplamente opressivo à sociedade. Nesse sentido, fatores como o intenso aglomerado demográfico citadino e as atitudes egocêntricas humanas sustentam o impasse no Brasil.

De início, cabe analisar que a grande concentração popular nas cidades desponta como percalço. Na década de 1950, o lema "50 anos em 5" representou uma grande fase de desenvolvimento do eixo Centro-Sul do país, culminando num intenso processo de êxodo rural. Nesse contexto, a busca por melhores condições de vida contrasta com a deficiência e despreparo citadinos na promoção de oportunidades, os quais dificultam o acesso da população mais vulnerável a recursos básicos, como saúde, educação e moradia. Desse modo, a permanência de tal situação dá ensejo a um verdadeiro caos urbano, denotando impasses como a miséria e a violência.

Paralelamente, a conduta individualista no capitalismo corrobora a violação da liberdade. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, a maioridade é a capacidade de interpretar o mundo com base no exercício qualificado da razão. Sob tal óptica, nota-se que grande parcela da sociedade ainda não alcançou este estágio, pois continua controlada e manipulada pela lógica dissimulada do sistema, cujas pretensões estabelecem padrões e hábitos comportamentais sobrepostos apenas na ideologia mercadológica da minoria dominante. Logo, a população de menor poder aquisitivo torna-se significativamente privada pelo individualismo, ancorado em interesses privados.

Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário conflitante no Brasil. A fim de atenuar a desordem presente nas cidades, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Poder Legislativo, desenvolver um projeto de expansão e desenvolvimento urbanos. Tal ação deverá ser realizada a partir de investimentos financeiros, de modo a concentrar esforços nas localidades mais debilitadas, visando principalmente a promover melhorias na saúde e no âmbito da infraestrutura. Dessa maneira, um passo será dado para que o pensamento de Benjamin revigore na realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43103
Higorrair escreveu:@Anna1, @GlendaMorais, @Jeniffeeee Poderiam corrigir, por favor?. Grato desde já.
Claro! Em instantes trago comentários !

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Por Raffutol
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43113
Olá!Boa tarde , irei analisar .
Competência 1 - ausência das aspas na citação de Walter Benjamin .
Competência 2 - No seu primeiro desenvolvimento, você alude a fala de JK ( 50 anos em 5 ) , mas não coloca essa informação no texto .Isso confere ausência de legitimidade no repertório.
Pelo fato de o tema ser uma pergunta , você deveria respondê-la ao longo do texto , especialmente na introdução. No entanto, você abrangeu apenas os aspectos negativos da cidade ( opressão) sem citar os aspectos positivos ( liberdade ) . Além disso , isso deveria estar explícito logo na sua introdução.
Compêtencia 3 -o seu segundo desenvolvimento é problemático. Em momento algum ele abordou o tema cidade, não há nenhuma menção sequer a isso, apenas uma citação de Kant e uma conclusão a qual não endossa o tema nem a problemática do seu texto , pois não foi realizada a conexão entre o repertório e o tema , como no trecho " lógica mercadológica" , sem nenhum vínculo ao tema em si.
Competência 4 - bom uso de conectivos intra e inter paragrafais , presença das retomadas coordenadas. Sem penalização por isso .
Competência 5 . Deve ter agente , ação, modo/ meio , finalidade e detalhamento .
Análise da conclusão: " a fim de atenuar ..." finalidade
" cabe ao Governo Federal em parceria ..." Agente.
" deverá ser realizada a partir de investimentos financeiros " - Modo.
" de modo a concentrar ...." detalhamento. parabenizo seu detalhamento o qual foi extenso suficientemente para detalhar de modo visível !
Espero ter ajudado .
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43141
Higorrair escreveu:@Anna1, @GlendaMorais, @Jeniffeeee Poderiam corrigir, por favor?. Grato desde já.
Oi! Assim que possível :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43172
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários

Para o pensador Walter Benjamin, a cidade é o lugar da coletividade no qual se fundam as noções de comum e público. Entretanto, tal concepção distancia-se da realidade brasileira, uma vez que predomina uma problemática em torno do cenário urbano, amplamente opressivo à sociedade. Nesse sentido, fatores como o intenso aglomerado demográfico citadino e as atitudes egocêntricas humanas sustentam o impasse no Brasil.( Boa! Contextualiza, apresentou o tema e a tese!)


De início, cabe analisar que
a grande concentração popular nas cidades desponta como percalço. ( Faltou o termo coesivo!)Na década de 1950, o lema "50 anos em 5" representou uma grande fase de desenvolvimento do eixo Centro-Sul do país, culminando num intenso processo de êxodo rural. Nesse contexto, a busca por melhores condições de vida contrasta com a deficiência e despreparo citadinos na promoção de oportunidades, os quais dificultam o acesso da população mais vulnerável a (à)recursos básicos, como saúde, educação e moradia. Desse modo, a permanência de tal situação dá ensejo a um verdadeiro caos urbano, denotando impasses como a miséria e a violência.( Nesse desenvolvimento noto que sua argumentação é comrpovada por dados comprovativos, porém é rasa e e delimitada. Aconselho que explore mais suas ideias!)

Paralelamente, a conduta individualista no capitalismo corrobora a violação da liberdade. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, a maioridade é a capacidade de interpretar o mundo com base no exercício qualificado da razão. Sob tal óptica, nota-se que grande parcela da sociedade ainda não alcançou este estágio, pois continua controlada e manipulada pela lógica dissimulada do sistema, cujas pretensões estabelecem padrões e hábitos comportamentais sobrepostos apenas na ideologia mercadológica da minoria dominante. Logo, a população de menor poder aquisitivo torna-se significativamente privada pelo individualismo, ancorado em interesses privados.( Desse desenvolvimento digo o mesmo que o D1. Elabore melhor seus parágrafos!)


Portanto
, medidas são necessárias para alterar esse cenário conflitante no Brasil.( Faltou o termo coesivo!) A fim de atenuar a desordem presente nas cidades( Finalidade), cabe ao Governo Federal, em parceria com o Poder Legislativo(Agente), desenvolver um projeto de expansão e desenvolvimento urbanos( Ação). Tal ação deverá ser realizada a partir de investimentos financeiros, de modo a concentrar esforços nas localidades mais debilitadas( Meio), visando principalmente a promover melhorias na saúde e no âmbito da infraestrutura( Finalidade). Dessa maneira, um passo será dado para que o pensamento de Benjamin revigore na realidade brasileira.( Conclusão incompleta ! Faltou o detalhamento da ação!)

Sua redação é boa, mas carece de aspectos relevantes. Aconselho que estude termos coesivos, argumentação e proposta de intervenção.
No mais , é só.
Espero uma próxima! :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43174
Sua nota ficou 860!

C1 > 180
C2 > 200
C3 > 160
C4 > 160
C5 > 160

Espero ter ajudado! :)

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Por Higorrair
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43201
Olá @Raffutol, agradeço pelas ponderações, mas discordo em algumas partes.

Competência 1 - ausência das aspas na citação de Walter Benjamin .

Sobre a Competência 1: foi uma citação indireta, então não há necessidade de utilizar aspas.

Competência 2:
- Realmente, a citação é do JK. Porém, como a minha ideia claramente foi abordar uma alusão histórica (sinalizei até com o termo "década de 1950"), e notadamente a expressão "50 anos em 5" foi um slogan, não vejo a possibilidade de não ser validado como legítimo.

- Um texto dissertativo-argumentativo possui o objetivo principal de convencer alguém por meio de um ponto de vista. O tema foi uma pergunta, mas não necessariamente precisaria ser obrigatório abordar sobre os dois itens(positivo e negativo). Basta escolher um, além de que se trata do meu ponto de vista: A opressão prevalece na sociedade.
- "uma vez que predomina uma problemática em torno do cenário urbano, amplamente opressivo à sociedade." Está aí nesse trecho da introdução bem explícito o meu posicionamento, que obviamente responde a pergunta do tema, pois está diretamente ligado a este.

Compêtencia 3
- Concordo que sempre retomar o tema é uma prática essencial. Porém, não vejo a ausência disto como algo problemático, já que não comprometeu em nada e ainda foi citado sobre um item do tema: a liberdade.
- A relação do repertório se dá da seguinte forma: grande parcela da sociedade ainda não atingiu o estágio da maioridade proposto por Kant porque é privada pelo sistema capitalista. Tal fato possui muita relação com a questão da liberdade e, consequentemente, com a opressão. O termo "lógica mercadológica" só está se referindo ao próprio sistema, ancorado no processo de como ocorre a privação de liberdade.
- Ao meu modo de ver o termo "sociedade" já remete à "cidade".

Agradeço pelas observações. Não sou nenhum profissional :)
0
Por Higorrair
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43206
@GlendaMorais, agradeço-te imensamente, foi uma boa correção e muito pertinente. Porém, discordo em alguns pontos.

1- " os quais dificultam o acesso da população mais vulnerável a (à)recursos básicos"
- Regra básica: não ocorre crase diante de palavras masculinas. (recursos básico)

2- Sobre os conectivos:
- A matriz de referência do ENEM aborda como requisito para nota máxima na C4: Articular bem as partes do texto e apresentar repertório diversificado de recursos coesivos.
- Então, não necessariamente precisa ter um elemento coesivo no início de cada período. Basta haver um uso diversificado e coerente.

3- Sobre a Competência 3:
- Todas as informações abordadas foram desenvolvidas. Caso fosse acrescentada mais coisas, o espaço destinado ao texto escrito estaria comprometido. Foque nos pontos: As informações apresentadas deixam lacunas que compromete o entendimento do texto? Não são suficientes para promover o convencimento ?
- Os pilares de uma boa argumentação são: desenvolvimento dos fatos e presença de elementos dissertativos, isto é, que realçam a persuasão e a autoria, como adjetivos e advérbios.

4- A sua avaliação da Conclusão foi equivocada:
- Detalhamento: que outra informação pode ser acrescentada sobre algum dos outros 4 itens.

"A fim de atenuar a desordem presente nas cidades(FINALIDADE), cabe ao Governo Federal, em parceria com o Poder Legislativo(AGENTES), desenvolver um projeto de expansão e desenvolvimento urbanos(AÇÃO). Tal ação deverá ser realizada a partir de investimentos financeiros(MODO/MEIO), de modo a concentrar esforços nas localidades mais debilitadas(DETALHAMENTO DO MODO), visando principalmente a promover melhorias na saúde e no âmbito da infraestrutura(DETALHAMENTO 2).

- Observe a delimitação das frases. Informação acrescentada sobre o Modo/Meio: os esforços devem ser concentrados nas localidades mais debilitadas.
- O DETALHAMENTO 2 também deve ser considerado já que é outra informação acrescentada. Ao meu modo de ver está vinculado à finalidade, e não como uma.
- Procure ler a cartilha para correção disponibilizada pelo INEP.

Ressalto que não sou nenhum profissional, e que todas essas informações foram baseadas em convicções próprias.

Muito Obrigado :D
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43208
Higorrair escreveu:@GlendaMorais, agradeço-te imensamente, foi uma boa correção e muito pertinente. Porém, discordo em alguns pontos.

1- " os quais dificultam o acesso da população mais vulnerável a (à)recursos básicos"
- Regra básica: não ocorre crase diante de palavras masculinas. (recursos básico)

2- Sobre os conectivos:
- A matriz de referência do ENEM aborda como requisito para nota máxima na C4: Articular bem as partes do texto e apresentar repertório diversificado de recursos coesivos.
- Então, não necessariamente precisa ter um elemento coesivo no início de cada período. Basta haver um uso diversificado e coerente.

3- Sobre a Competência 3:
- Todas as informações abordadas foram desenvolvidas. Caso fosse acrescentada mais coisas, o espaço destinado ao texto escrito estaria comprometido. Foque nos pontos: As informações apresentadas deixam lacunas que compromete o entendimento do texto? Não são suficientes para promover o convencimento ?
- Os pilares de uma boa argumentação são: desenvolvimento dos fatos e presença de elementos dissertativos, isto é, que realçam a persuasão e a autoria, como adjetivos e advérbios.

4- A sua avaliação da Conclusão foi equivocada:
- Detalhamento: que outra informação pode ser acrescentada sobre algum dos outros 4 itens.

"A fim de atenuar a desordem presente nas cidades(FINALIDADE), cabe ao Governo Federal, em parceria com o Poder Legislativo(AGENTES), desenvolver um projeto de expansão e desenvolvimento urbanos(AÇÃO). Tal ação deverá ser realizada a partir de investimentos financeiros(MODO/MEIO), de modo a concentrar esforços nas localidades mais debilitadas(DETALHAMENTO DO MODO), visando principalmente a promover melhorias na saúde e no âmbito da infraestrutura(DETALHAMENTO 2).

- Observe a delimitação das frases. Informação acrescentada sobre o Modo/Meio: os esforços devem ser concentrados nas localidades mais debilitadas.
- O DETALHAMENTO 2 também deve ser considerado já que é outra informação acrescentada. Ao meu modo de ver está vinculado à finalidade, e não como uma.
- Procure ler a cartilha para correção disponibilizada pelo INEP.

Ressalto que não sou nenhum profissional, e que todas essas informações foram baseadas em convicções próprias.

Muito Obrigado :D
Oi! Bom sobre a crase realmente foi um equívoco porque acesso a recursos não tem! Pode ser acesso a recursos ou aos recursos! Com base nisso acreditei que tinha crase, peço perdão! Em relação aos argumentos, na minha opinião eu não achei pertinente, acredito que você poderia desenvolver mais e expor mais suas ideias! Digo isso porque recebo correção especializada das minhas redações em outra plataforma e o que mais compreendo é quando a argumentação é delimitada ou superficial, independente do tamanho do parágrafo. Sobre os termos coesivos, leio muitas redações nota mil e analiso que todas utilizam os termos em todos os períodos como meio de sequenciar as ideias. Não é só eu também, muitos corretores aqui avaliam dessa forma. Sobre a conclusão peço perdão, pra mim tinha parecido o meio e depois o modo, não o detalhamento, tinha até ficado meio confusa na hora, mas que bom que esclareceu! Com isso mudarei sua nota na C5 ok! Valeu pelo esclarecimento!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
103 Exibições
por Camilleluiza
0 Respostas 
87 Exibições
por joanasouza
0 Respostas 
36 Exibições
por mihaella
0 Respostas 
35 Exibições
por Davilly
0 Respostas 
131 Exibições
por gabrielwyc
0 Respostas 
583 Exibições
por AtomicX
0 Respostas 
90 Exibições
por jennifersx
1 Respostas 
73 Exibições
por Jennicalita
0 Respostas 
155 Exibições
por Jennicalita
0 Respostas 
30 Exibições
por ed2uardaa
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM