Nesse contexto, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), "O acesso a internet é um direito humano do século XXl". Sob essa ótica, é importante ressaltar que 46 milhões de brasileiros não exercem esse direito, o que corrobora para a privação de outros direitos básicos como a educação e o acesso a informação, excluindo essa parcela da sociedade, causando a exclusão social.
Ademais, segundo a filósofa alemã Hannah Arendt, "Cidadania é o direito de ter direitos". De maneira análoga, os indivíduos privados de internet não estão exercendo a cidadania, o que conrresponde a 30% da população brasileira, de acordo com dados do IBGE. Esse cenário enfatiza a discrepância entre as classes sociais, ou seja, ainda no século XXl, a desigualdade social é predominante na realidade brasileira.
Em suma, são necessárias medidas para lidar com essa problemática. Portanto, o Governo Federal em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, deve baixar o preço da internet, por meio de um plano nacional de subsídios para o barateamento da internet com empresas, como a Oi e a Vivo, a fim de fornecer a internet por um preço exequível. Outrossim, a Prefeitura deve fornecer internet em locais públicos, com o fito de amenizar o problema. Desse modo, a sociedade experimentará o desenvolvimento nacional, como está na constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.