Primeiramente, é importante citar que a diversidade de espécies do território brasileiro está sendo ameaçada pelas queimadas, pois elas destroem os habitats dos animais e aumentam o seu risco de desidratação e extinção. Nesse sentido, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o Brasil é líder em quantidade de incêndios florestais entre os países da América Latina. Em prova disso, surgem as ações humanas prejudiciais como é o caso da realização das queimadas direcionadas à prática primitiva da agricultura que precisa ser melhor administrada.
Ademais, destaca-se a devastação dos grandes biomas como, por exemplo, Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica que constituem grande parte da vegetação. Nesse contexto, para o ativista ambiental Paul Watson, a inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente, porém é o homem que destrói o seu próprio habitat em troca da obtenção de lucros. Logo, a atuação antrópica apresenta contribuição desarmônica e acelera o processo de destruição de tais recursos vegetais.
Portanto, com a percepção da problemática dos impactos em questão, são essenciais medidas que resolvam a situação. Para tal, é dever do Ministério do Meio Ambiente - responsável pela defesa e conservação ambiental - intervir nas propagações das queimadas, por meio de políticas públicas de proibição e preservação. Assim, tem-se a finalidade de fazer com que o Brasil volte a ser contemplado de maneira análoga a época de descobrimento por suas riquezas naturais preservadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.