A princípio, a forma como esse grupo racial é retratado na mídia ainda é um problema. Desde a escravidão, os escravos africanos eram não só vítimas de maus-tratos como também discriminados e ridicularizados pela elite branca. Isso se perpetua nas novelas, onde os personagens são caracterizados como inferiores, marginais, submissos e também hiperssexualizados . Sabendo a importância da mídia na formação pessoal, esses estereótipos contribuem para uma má formação da imagem do negro na sociedade, e ainda atrapalham na construção da identidade e autoestima deles.
Outrossim, o racismo estrutural é uma questão pertinente. Em meados do ano de 2019, a Disney anunciou a jovem atriz Halle Bailey no papel da sereia Ariel nos cinemas. Em suas redes, Halle recebeu diversos comentários dizendo que ela não era apta a interpretar a personagem, partindo da premissa de que as características físicas não eram similares. Situações como essa, exemplificam a importância do debate sobre o preconceito racial e a necessidade de espaço para essa e outras minorias na mídia.
Sendo assim, cabe ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos - responsável pela inclusão de grupos minoritários- junto ao Ministério da Cidadania - responsável pela cultura, desenvolvimento e esporte- garantirem a representatividade do negro na Tv, teatro e cinema. Por meio de cursos de teatro gratuitos voltados a formação de jovens e crianças negras, além de palestras conduzidas por profissionais da área como diretores, atores e produtores. Com o objetivo de integrar e estimular produções cinematográficas, fazendo com que a população afrodescendente seja cada vez mais valorizada e presente nas televisões das famílias brasileiras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada