Avatar do usuário
Por kalliny
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43053
O termo deficit habitacional diz respeito ao número de famílias que residem em domicílios inapropriados, em questão de precária infraestrutura, aluguéis caros ou muitas pessoas vivendo em um mesmo local. Esse cenário é recorrente em uma parcela da população brasileira, em virtude da especulação imobiliária, que tem como resultado o processo de favelização.

Primordialmente, cabe salientar a manutenção de imóveis inabitados ou ociosos. A prática de especulação consiste no investimento em propriedades com o propósito de valorizar seu valor no mercado. Apesar de não ser crime, tal atividade prejudica famílias de média ou baixa renda salarial, uma vez que os aluguéis são exageradamente caros, dificultando a estabilidade e acesso dos grupos familiares à moradias dignas.

Por conseguinte, há aumento na expansão da favelização. Em seu livro "O cidadão de papel" Gilberto Dimenstein ressalta a existência de direitos adquiridos em teoria, mas não executados na prática, como é o caso da população que vive nas favelas. Esses indivíduos se veem submetidos a migrar para morros ou terrenos baldios, lugares com escassa infraestrutura. Criando-se comunidades sem devido saneamento básico, eletricidade precária e difícil mobilidade urbana. Exemplificando a situação tratada na obra de Dimenstein.

Desse modo, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Regional - responsável por políticas nacionais e programas sociais- ampliar o projeto "Minha casa Minha vida", por meio de verbas públicas para integrar redes de transporte , comunicação e saneamento aos conjuntos habitacionais, além de construí-los em áreas próximas de centros urbanos. A fim de não somente assegurar o direito à moradia, como também a uma melhor qualidade de vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Vickfranklin
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43257
Olá, tentarei corrigir sua redação

O termo deficit habitacional diz respeito ao número de famílias que residem em domicílios inapropriados, em questão de precária infraestrutura, aluguéis caros ou muitas pessoas vivendo em um mesmo local(estratégia de abertura). Esse cenário é recorrente em uma parcela da população brasileira, em virtude da especulação imobiliária, que tem como resultado o processo de favelização.(tese)

Primordialmente, cabe salientar a manutenção de imóveis inabitados ou ociosos 1* . A prática de especulação consiste no investimento em propriedades com o propósito de valorizar seu valor no mercado. Apesar de não ser crime, tal atividade prejudica famílias de média ou baixa renda salarial, uma vez que os aluguéis são exageradamente caros, dificultando a estabilidade e acesso dos grupos familiares à moradias dignas.

1 desenvolvimento
1* sinto que essa oração está incompleta.
Vc poderia citar algum repertório sociocultural nesse parágrafo para pontuar na competência
II.
Sua argumentação está boa. Porém, ainda um pouco presa ao senso comum.
Use mais conectivos intraparágrafos
Por conseguinte, há aumento na expansão da favelização. Em seu livro "O cidadão de papel" Gilberto Dimenstein ressalta a existência de direitos adquiridos em teoria, mas não executados na prática, como é o caso da população que vive nas favelas. Esses indivíduos se veem submetidos a migrar para morros ou terrenos baldios, lugares com escassa infraestrutura. Criando-se comunidades sem devido saneamento básico, eletricidade precária e difícil mobilidade urbana. Exemplificando a situação tratada na obra de Dimenstein.

2 desenvolvimento
Esse parágrafo está bem mais completo e com uma argumentação mais rica
O único defeito é ,novamente ,nos conectivos intra parágrafos

Desse modo, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Regional agente- responsável por políticas nacionais e programas sociais- ampliar o projeto "Minha casa Minha vida"ação , por meio de verbas públicas para integrar redes de transporte , comunicação e saneamento aos conjuntos habitacionais, além de construí-los em áreas próximas de centros urbanos.meio A fim de não somente assegurar o direito à moradia, como também a uma melhor qualidade de vida.finalidade

Conclusão
Ao meu ver só faltou o detalhamento

Espero ter ajudado e bons estudos!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Déficit habitacional no contexto do Brasil
por Kethyllyn    - In: Outros temas
5 Respostas 
207 Exibições
por Kethyllyn
0 Respostas 
63 Exibições
por anaclaram10
O problema do déficit habitacional no Brasil
por duda177    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por duda177
0 Respostas 
105 Exibições
por Raquelrb
8 Respostas 
285 Exibições
por elizasolanum
Déficit habitacional no Brasil
por Flicker2307    - In: Outros temas
0 Respostas 
82 Exibições
por Flicker2307
4 Respostas 
241 Exibições
por LuizGustavo7
1 Respostas 
265 Exibições
por analu2006
0 Respostas 
55 Exibições
por flowermaia
0 Respostas 
75 Exibições
por aninha1405

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM