Por Rhaah
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#43005
Os preconceitos são existentes desde que leis foram instituídas para que a humanidade tivesse um rumo a ser seguido. Moral e ética filosoficamente fazem esse papel de instrução.
No entanto, quando menciona-se preconceito vai muito mais além.
Pessoas são feridas, destratadas e magoadas simplesmente por cor, raça, etnia ou orientação sexual.
Isto não se diferencia as pessoas da classe LGBTQI+, sendo que são seres humanos como qualquer pessoa. Porém, a humilhação é vista continuamente.
Desde quando doar sangue é orientado por denominar sua sexualidade? Daí percebemos total intolerância.
O que deve ser feito é deixar que as pessoas não rotulem o próximo por sua orientação sexual, possivelmente aplicando alguma multa por faltar ao respeito. Mas, como falamos de Brasil, nem sempre é válido, por isso poderíamos inclusive instituir pagamentos a quem insultar a classe de orientação considerada por muitos diferente do "normal", sendo que precisamos praticar a empatia para com o próximo.
"Não faças com os outros o que não querem que te façam." (Trecho da fala de Confúcio).
Todo cidadão tem o direito de ir e vir, bem como também doar, amar e viver.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por jheromagnoli
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#43008
Boa noite!

Sugiro ir na aba de materiais procurar sobre a estrutura da redação no enem.

4 parágrafos: introdução, dois de desenvolvimento e a conclusão (trazendo a intervenção: solução).

Espero ter ajudado ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por Rhaah
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#43013
@jherodrigues,
Obrigada linda!
Procurarei ler sim e seguir os passos.
Fazia anos que não escrevia uma redação.
Apesar disto, você acha que fui mal ou dá para melhorar?
0
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Por jheromagnoli
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#43015
@Rhaah,
Fez certo em trazer citações, mas está no lugar e de maneira errada.
Faltou fazer o uso de conectivos.
Fez o uso de 1ª pessoa e não pode.
Tomar cuidado ao inserir perguntas na redação, é até melhor evitar.
Trouxe uma boa problematização, mas falta organizar na estrutura certa e comprovar o que se fala com dados/citações.

A introdução deve trazer uma breve tese sobre o tema, problematização e os argumentos que irá desenvolver.
Nos dois parágrafos de desenvolvimento tem que iniciar com conectivo, mencionar o argumento, trazer um repertório (aí entra dados, citações, exemplos), argumentar/convencer sobre seu ponto de vista e dar um final no parágrafo (arrematar a tese).
Na conclusão tem que iniciar com conectivo (ex.: Portanto), fazer uma retomada ao tema e trazer sua proposta de intervenção, a solução com agente, ação, meio e finalidade - e fazer um detalhamento de um desses quesitos.

É basicamente isso, espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por Rhaah
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#43034
@jherodrigues,
Ajudou sim, com toda certeza. Inclusive, obrigada pela ajuda.
Vou reorganizar está redação fazendo o uso desses conectivos, respeitando a introdução, desenvolvimento e conclusão. ;)
Até bati print de sua resposta para ajudar nesse processo.
Abraços!
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Por Bellamel
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#43048
Olá estudante, tudo bem ?
Lendo o seu texto percebi que você não tem domínio sobre o texto dissertativo-argumentativo. Sugiro que você , primeiramente, estude as competências da redação no Enem para que possa dissertar melhor e depois avance nos eixos temáticos. Com o tempo, faça um projeto de texto antes de escrever.
C1- Falhas destacadas.
C2- Repertório sociocultural limitado. Traga dados/faça alusões para embasamento de suas ideias.
C3- Melhore seus argumentos.
C4- Acrescente conectivos
C5- Deixe bem claro os 5 elementos em seu último parágrafo: agente, proposta, meio de execução, finalidade e detalhamento.
BONS ESTUDOS!
Se continuar com dificuldades procure um especialista em redação, ele te ajudará bastante no processo.
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