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Por OBolseiro
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#42692
Em vidas secas, de Graciliano Ramos, o personagem Fabiano tem um domínio muito precário da linguagem, já que se comunica mais por grunhidos do que por palavras, ao mesmo tempo em que é incapaz de expressar sua indignação diante da exploração a que é submetido. Analogamente, na realidade brasileira, muitos Fabianos modernos permanecem explorados e incapazes de mostrar sua indignação. Isso ocorre pois, no Brasil, o local de fala é limitado para a classe de maior poder econômico, e, as pessoas que são alvo dos problemas debatidos, são excluídos do diálogo por questões sociais.
Em primeiro plano, ao analisarmos quem possui o direito hegemônico de se expressar no Brasil, inferimos que o poder de fala é destinado principalmente à parcela mais privilegiada da população. Nesse sentido, para exemplificar, quando analisamos o perfil médio de um deputado, percebemos que ele é homem, branco e heterossexual. Tal fato demonstra a falta de representatividade de negros e mulheres, que, na teoria, representam as parcelas mais aptas a discutir problemas como a misoginia e o racismo. Porém, graças a um processo de exclusão, semelhante ao sofrido por Fabiano, tais classes têm suas falas reduzidas a “grunhidos”, pouco escutados pela sociedade.
Em segundo plano, José Saramago, em sua obra, “O ensaio sobre a Cegueira”, caracteriza o fenômeno da “Cegueira Social”, que demonstra como algumas esferas sociais não enxergam os problemas enfrentados por parcelas mais carentes. Nesse viés, o local de fala surge como uma ferramenta capaz de dar voz às esferas oprimidas. Por exemplo, não existe ninguém melhor para falar de racismo, do que um negro que vivência o problema em seu cotidiano. Assim, ao definirmos o local de fala de cada um, garantimos representatividade e autoridade para os debates, além de abrir os olhos daqueles que, até então, eram cegos de Saramago.
Dessarte, inferimos que a falta de representatividade, na política por exemplo, é prejudicial a população como um todo. Visto que, os políticos, homens e brancos, não estão aptos a decidir sobre problemas enfrentados pela mulher e pelo negro, uma vez que, não vivenciam a problemática. Assim, ao delimitarmos o local de fala de cada indivíduo, gatantimos justiça e argumentos de autoridade para o debate, ademais, impedimos processos de exclusão, assim como é submetido o personagem Fabiano na obra, Vidas Secas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por OBolseiro
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#42693
@cintia13 Acompanho suas correções e redações. Se tiver um tempinho Poderia dar uma olhadinha :D :D :D
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Por HugoIPPO
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#42981
☆Parabéns Pela Introdução Melhor Parágrafo De Sua Respectiva Redação Ok!!!😎👍🎉🎉🎉

☆Seu Desenvolvimento Obteve Teses,Analogias,Argumentos adicionalmente Citações Coerentes E Bem Casadas!!!

☆Não Teve Clichês!!!

☆Não Fugiu Do Tema Central!!!

☆Linguagem Culta!!!

☆Sua Redação Teve Faltou Elementos Necessários Para Levar Essa Inércia De Acordo Com Newton!!

☆Foi Um Excelente Introdução Detalhada ,Sútil Ademais Objetiva,Ok!!


Crítica Construtiva:

♤Estude Conectivos Ou Advérbios Adicionalmente Adição Ou Soma,Intensidade,afirmação não só negação!!!

♡Estude Conjunções Que Possa Substituir Também A Palavra Que!!!Exemplos:Cujo,Cujo,Por Qual!!!


☆Atenção,Candidato(a)Aprenda A Aprimorar Os Conectivos De Adição,Intensidade,afirmação Mais Também Negação ,Certo!!!Para Dar Um Plus!!😉E Melhore Sua Conclusão!!!

♤Competência 5:((Precisa Melhorar))A Conclusão Basicamente:Agente, Ação, meio/modo, efeito e detalhamento!!!

Parabéns Pela Respectiva Redação Ok,Sinceramente Tu Tem Potencial!!!😋👍🎉🎉🎉


E Bons Estudos!😎✊🏆🥇🎖

:mrgreen: :lol: Enquanto Há Vida A Esperança (Eclisiantes)!!!😇🏆🥇

Aprecie Suas Qualidades E Virtudes Seu Ser Humano Perfeito(Autor Eu Mesmo)!!!😅 :oops: :roll: :lol: :cry:
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Por OBolseiro
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#43333
Muito Obrigado <3 Agradeço de coração!
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