De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, toda criança e adolescente tem o direito de ser educadas e cuidadas sem o uso de castigo físico ou tratamento cruel. Na contemporaneidade é totalmente diferente, onde as pessoas não colaboram para que o cumprimento da mesma seja respeitada. Dessa forma, em razão da violência física aliado a violência verbal na sociedade brasileira, emerge um problema complexo, que precisa ser revestido.
Primeiramente, é preciso salientar que a violência física sobre as crianças é uma causa latente do problema. Sobre esse âmbito , segundo Focault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre os caminhos para combater a violência infantil nos dias atuais, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão.
Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a violência verbal. Nesse sentido, de acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, há um problema social, já como base uma lacuna educacional. Assim, no que tange ao combate à violência infantil na sociedade, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e previnir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Portanto, intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas em parcerias com a prefeitura promovam espaços para rodas de conversas e debates sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos devem ocorrer no período de contraturno, que possa contar com a presença de professores, especialistas nos assuntos e pais de crianças que já passaram por essa situação. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate à violência infantil e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.