De início, é fulcral pontuar que as agressões (físicas ou psicológicas) nas instituições de ensino deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne na criação de mecanismos que coibam tais recorrências. Segundo o pensador francês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades em desenvolver projetos que visam por fim na violência escolar, muitos alunos e professores sentem-se inseguros por conta de sofrerem xingamentos e ameaças dos próprios estudantes que atuam nas instituições. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.
Somando a isso, a escassez de incentivo ao governo pela população dificulta na execução de melhorias para a resolução do problema. Segundo o jornalista irlandês George Bernad, "O progresso é impossível sem mudanças". Analogamente, sem reivindicações da sociedade, em especial alunos e professores, para por fim na violência nas escolas a realização dessas mudanças não acontecerão. E o lema que estar por escrito na bandeira do Brasil "Ordem e Progresso" tende a virar o antônimo "Desordem e Retrocesso".
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a calamidade dissernida até aqui, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido na contratação de psicólogos que irão atuar continuamente nas escolas fazendo palestras motivacionais contra a agressão escolar. Ademais, cabe a população pressionar o Estado através de manifestações legais. Sendo esse processo efetuado, atenuarse-a, de médio a longo prazo, o impacto nocivo do estorvo e o nó dito por Itararé será desfeito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada