Com a crescente produção do tabaco, a mídia foi um dos principais meios de incentivo ao consumo do cigarro, novelas e filmes retratavam pessoas fumando, como consequência, esse ato passou a ser visto como sinônimo de status social até o século XX, entretanto, estudos apontam o grande número de casos de câncer e outros males causados pelo uso do tabaco. No Brasil, cerca de 12,6% de todas as mortes são decorrentes do tabagismo.
Sabendo dos riscos, as empresas produtoras de cigarros passaram a alertar seus clientes através dos rótulos informativos, leis foram sancionadas impedindo o uso em locais públicos, mas nota-se que isso não tem sido suficiente para combater o tabaquismo no Brasil, afinal, nos últimos anos surgiram também cigarros eletrônicos, atendendo aos requisitos modernos e buscando atrair o público jovem.
Em conclusão ao que foi exposto, torna-se necessário que o governo, por meio do Ministério da Saúde, implemente rígidas leis no território brasileiro que impeçam a comercialização do produto abordado, a fim de que seja preservada a saúde de sua população. Além disso, cabe a mídia fazer o oposto do que fez no século passado e conscientizar seu público das consequências do uso da nicotina. Com essas ações, enfim, o Brasil caminhará para o combate da cultura do tabagismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.