Convém ressaltar, a princípio, que a carência de políticas públicas mostra-se como um dos desafios para a redução da evasão escolar. Nessa perspectiva, Abraham Lincoln, célebre personalidade política americana, disse, em um dos seus discussos, que a política é serva do povo e não o contrário. Em relação a tal afirmação , nota-se uma inconformidade na questão da evasão escolar e a atuação do Estado brasileiro, no sentido de que, ao contrário do que Lincoln explanou, a política atual não serve o povo com ações, planos e metas públicas que atuem na problemática abordada, fazendo com que sua resolução seja quase utópica. Assim, é inadmissível, que um país signatário dos direitos humanos permita que sua população padeça de forma a contrariar a ideia que tal declaração defende.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é questão da falta de conscientização social. Nessa lógica, o filósofo, karl Marx, teceu diversas críticas em suas obras sobre a atuação governamental em relação à educação cidadã nas sociedades. Em se tratando do abandono da vida escolar por crianças e adolescentes , é possível perceber que as críticas de Marx se fundamenta, pois o Estado brasileiro não promove a conscientização social em nenhuma de suas instâncias , como, por exemplo, os meios de comunicação , ferindo, Assim, a cidadania e as garantias constitucionais..
Logo, medidas estratégicas são necessárias para promover a reduçao da evasão escolar. Sendo assim, a população , por meio de um projeto social online, deve criar uma campanha de incentivo, que trabalhe paralelamente com ações governamentais , como na questão do constante abandono do ambiente escolar brasileiro. Tal Campanha, deve ter repercussão nacional e representantes de todos os estados brasileiros , para que se possa cobrar do Estado maiores ações, projetos, planos e investimentos públicos voltados para a sociedade. Espera-se dessa forma, que a população exerça seu protagonismo e trabalhe em parceria com o poder público na busca por melhoras na sociedade, afim de que a evasão escolar seja minimizada .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.