Por Helder
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#41215
Conhecida por "cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição Brasileira de 1988 garante direitos básicos e inalienáveis à população. Entretanto, ao analisar tal ótica, vê-se que, atualmente, a falta de incentivo à leitura representa um enorme desafio para a sociedade brasileira, devido, majoritariamente, à falta de incentivo por parte dos e à má formação socioeducacional.
Em primeiro plano, convém ressaltar, que o encorajamento dos pais é fator determinante para a permanência do problema. A esse respeito, a pensadora Elaine Sekimura descreve que incentivar à leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade. Seguindo essa linha de pensamento, é notório que muitos pais pouco ajam em estimular e incentivar os indivíduos a criarem o hábito de leitura. Nesse caso, é imprescindível que a família é responsável pela falta de suporte na motivação de adaptação à rotina de leitura e aos anceios ligados à base de apreendizagem do conhecimento, dificultando seu desempenho em sociedade e tornando -os marginalizados sob um viés eletista.
Em segundo plano, ao se examinar s entraves de incentivo à leitura, verifica-se, à má formação socioeducacional como agravante da problemática. Em consequência disso, o intelectual Paulo Freire evidencia que, se a educação sozinha não consegue transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sob esse ponto de vista, percebe-se que muitas escolas não possui bibliotecas ampliadas para garantir aos alunos o acesso pleno aos livros. Outro ponto relevante, é a ausência de professores que implementem a inclusão e diversificação na educação e formação cognitiva em grupo, através de aulas literárias de aperfeiçoamento. Com isso, haja vista que ainda é uma realidade distante.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge, que o Governo Federal crie, por meio de verbas governamentais uma rede de bibliotecas ampliadas em tecnologia de ponta, com inúmeros livros de interesse juvenil e professores qualificados no assunto, para que os alunos possam desenvolver o hábito de leitura e adquirir o conhecimento de mundo. Dessa forma, é preciso também que o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com as Escolas Públicas e Privadas façam, através das redes sociais campanhas publicitárias para conscientização da família e da população a respeito do problema. Somente assim, será possível impedir que a leitura seja um desafio para a sociedade brasileira.


@Ashiley , @Anna1 , @Andree poderiam corrigir minha redação porfavor!?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#42932
CORREÇÃO DE REDAÇÃO (perdão pela demora)

TEMA: A Falta de Incentivo à Leitura na Sociedade Brasileira
Por: @Helder


Conhecida por "cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição Brasileira de 1988 garante direitos básicos e inalienáveis à população. Entretanto, ao analisar tal ótica, vê-se que, atualmente, a falta de incentivo à leitura representa um enorme desafio para a sociedade brasileira, devido, majoritariamente, à falta de incentivo por parte dos(1) e à má formação socioeducacional.
(1) por parte dos..??
Comentários: A sua introdução está boa, mas, a meu ver, o seu repertório não é muito pertinente. Qual a relação entre a Constituição de 88 e a falta de incentivo à leitura?

Em primeiro plano, convém ressaltar,(2) que o encorajamento dos pais é fator determinante para a permanência do problema. A esse respeito, a pensadora Elaine Sekimura descreve que incentivar à(3) leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade. Seguindo essa linha de pensamento, é notório que muitos pais pouco ajam em estimular e incentivar os indivíduos a criarem o hábito de leitura. Nesse caso, é imprescindível que a família é responsável pela falta de suporte na motivação de adaptação à rotina de leitura e aos anceios(4) ligados à base de apreendizagem(5) do conhecimento, dificultando seu desempenho em sociedade e tornando-os marginalizados sob um viés eletista.
(2) Vírgula desnecessária.
(3) Não tem crase aqui.
(4) O correto é "anseios".
(5) O correto é "aprendizagem".

Comentários: O tema central do parágrafo é "o encorajamento dos pais" ou "A FALTA de encorajamento dos pais"? Ficou bastante confuso, pois, a meu ver, você contradiz o seu tópico frasal nos períodos posteriores. Por que os pais não incentivam seus filhos a lerem? Será que é porque no Brasil a educação e a leitura são pouco valorizadas? Faltou você trazer uma explicação acerca disso.

Em segundo plano, ao se examinar os entraves de incentivo à leitura,(6) verifica-se,(7) à(8) má formação socioeducacional como agravante da problemática. Em consequência disso(9), o intelectual Paulo Freire evidencia que, se a educação sozinha não consegue transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sob esse ponto de vista, percebe-se que muitas escolas não possui(10) bibliotecas ampliadas para garantir aos alunos o acesso pleno aos livros. Outro ponto relevante, é a ausência de professores que implementem a inclusão e diversificação na educação e formação cognitiva em grupo, através de aulas literárias de aperfeiçoamento. Com isso, haja vista que ainda é uma realidade distante.
(6) Vírgula desnecessária.
(7) Vírgula desnecessária.
(8) Não tem crase aqui.
(9) Conectivo inadequado. Como assim a citação de Paulo Freire é uma consequência da má formação socioeducacional?
(10) O correto é "possuem".

Comentários: Esse parágrafo está bastante confuso, pois você jogou várias ideias distintas nos períodos. Eu sei que o tema é má formação socioeducacional** e que isso inclui tanto a falta de bibliotecas ampliadas nas escolas quanto a falta de preparo dos professores, mas recomendo a você que escolha apenas um desses dois para focar e desenvolver no seu parágrafo. Além disso, percebi que o seu repertório não sustenta a sua argumentação, como você sabe que nas escolas não existem bibliotecas ampliadas? E como você sabe que os professores são despreparados para tratar de determinados assuntos?
** Depois de ler o seu parágrafo percebi que trata-se apenas de má formação educacional, pois você fala apenas da falta de infraestrutura das escolas.


Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. (11) Urge,(12) que o Governo Federal(AGENTE) crie, por meio de verbas governamentais(13) uma rede de bibliotecas ampliadas em tecnologia de ponta(AÇÃO+MEIO), com inúmeros livros de interesse juvenil e professores qualificados no assunto(DETALHAMENTO), para que os alunos possam desenvolver o hábito de leitura e adquirir o conhecimento de mundo(FINALIDADE). Dessa forma(14), é preciso também que o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com as Escolas Públicas e Privadas(AGENTE2) façam(15), através das redes sociais(16) campanhas publicitárias para conscientização da família e da população a respeito do problema(AÇÃO2+MEIO2). Somente assim, será possível impedir que a leitura seja um desafio para a sociedade brasileira.
(11) Faltou um conectivo aqui.
(12) Vírgula desnecessária.
(13) Faltou uma vírgula aqui.
(14) Conectivo inadequado. "ademais" ou "além disso" ficaria melhor.
(15) O correto é "faça", pois quem vai realizar a ação é o MEC, as escolas são apenas "convidadas".
(16) Faltou uma vírgula aqui.

Comentários: A sua proposta 1 está completa, não tenho nada a falar.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
308 Exibições
por Eduarda77p
0 Respostas 
237 Exibições
por Marquezin
1 Respostas 
368 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
149 Exibições
por rebeccafroio
1 Respostas 
154 Exibições
por Thamirisx
0 Respostas 
88 Exibições
por eVital15
O desafio no incentivo ao turismo no Brasil
por lalaml123    - In: Outros temas
1 Respostas 
52 Exibições
por lalaml123
0 Respostas 
54 Exibições
por duddy
1 Respostas 
79 Exibições
por Wesley529
0 Respostas 
124 Exibições
por marinete

Em "Utopia", obra liter&aacut[…]

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM