A princípio, é inegável que a adolescência é um período de características extremamente indispensáveis como as mudanças físicas, psicológicas e sociais . Nessa óptica, é importante frisar que essa fase torna os jovens mais propensos a experimentação de novas substâncias lícitas ou ilícitas, incluindo o álcool que por sua vez, conta com a pressão de pares e a carência por aceitação social. Logo, o atual cenário convoca o “Fato Social”, proposto pelo sociólogo Émile Durkheim, que consiste em maneiras de pensar -ou agir- de forma que os indivíduos dividam um comportamento coletivo generalizado.
Outrossim, a busca por alívio em meio a problemas psicológicos- como a depressão-é um fator a ser salientado, pois os jovens são os muito afetados, por esses transtornos devido as alterações de humor causadas pelas alterações na fisionomia e mentalidade. Nesse viés, é imprescindível ressaltar que as bebidas alcoólicas -em suma como um vício- tornem-se propulsores de consolo aos adolescentes que vivenciam tais condições. Com efeito, tal conjuntura experimenta o estudo feito pelo psiquiatra da prefeitura de São Paulo, Arthur Guerra, que explica que jovens rebeldes, ou com distúrbios psiquiátricos tendem a ser bem mais atraídos pelo alcoolismo.
Portanto, é mister que o Ministério da Saúde vinculado ao Ministério da Educação, promovam palestras e campanhas, por meio de reuniões nas escolas com a presença de especialistas da área da saúde e rodas de conversas para o aconselhamento e a interação de pais, educadores e alunos, além de gincanas educativas e a inclusão do estudo dos efeitos nocivos do consumo do álcool na grade curricular das escolas, a fim de orientar os jovens e conscientizar a respeito dos malefícios do consumo de substâncias alcoólicas na juventude, visando um avanço significativo no combate a esse problema de saúde pública.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.