Em primeiro lugar, vale ressaltar que em 2019 foi criada uma lei visando o combate das Fake news, Trata-se do crime dê denunciacão caluniosa com finalidade eleitoral, tendo como pena prisão de 2 a 8 anos ao infrator, além da imposição de multa para quem afetar um candidato com o objetivo de prejudicar sua candidatura. Atualmente observa-se que artimanhas são utilizadas para influenciar nosso comportamento, e claro, nosso voto. Pode-se citar como exemplo robôs que são programados para gerar mudanças em nossas atitudes e pensamentos, com intuito de prender a atenção e até viciar a pessoa em determinado assunto. Esses robôs analisam suas preferências, sites mais acessados, temas mais curtidos e compartilhados, identificando os vícios digitais e estimulando a pessoa a mudar de opinião, conforme a a funcionalidade para o qual foi programado.
Por conseguinte, pode-se mencionar ações que podem ser úteis no combate à fake news, como: checar a veracidade das informações disseminadas em redes sociais; verificar se o site é confiável, também consultar quanto ao autor, a fonte da informação, e se o perfil que compartilho a informação é real; analisar a estrutura do texto, se apresenta erros de ortográfia ou formatação; e também realizar a confirmação da informação em outros sites, além de proceder com a denúncia do site ou do perfil que esteja compartilhando informações falsas.
Conclui-se, portanto, que medidas são necessárias para combater esse crime que afeta muitas pessoas. Para tal, é dever do Governo Federal em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, firmar convênios e ações, visando a fiscalização e a desarticulação dessas quadrilhas especializadas em disseminar informações falsas. Por fim, punir os responsáveis de forma que o processo eleitoral se torne mais seguro e confiável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada