Primeiramente , vale ressaltar que uma das causas latentes para as dificuldades no ramo do empreendedorismo é a falta de importância das escolas para tal assunto. De acordo com o filósofo Kant , o ser humano é resultado da educação que teve. À luz dessa perspectiva, percebe-se que a falta de aulas sobre educação financeira nas escolas causa uma grande dificuldade na hora de empreender, haja vista que nas unidades de ensino, os jovens não aprendem a administrar o seu próprio dinheiro de forma eficiente ou, até mesmo, possuem uma visão limitada sobre a questão.
Ademais , outra causa para a difícil prática do empreendedorismo é o alto índice de impostos no Brasil . Segundo o IBPT , o brasileiro trabalha cerca de 5 meses apenas para pagar tributos . Sob esse viés ,é certo que fica extremamente complicado investir capitais em um país onde grande parte do seu dinheiro vai para o Estado.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária . É papel do Ministério da Educação adicionar em sua parte estudantil a obrigatoriedade de aulas sobre proficiência financeira , direcionando verbas para que escolas possam arcar com as consequências que virão com a chegada da nova matéria, como por exemplo , a contratação de experientes na área , para que possam demonstrar na prática a importância de aulas sobre a questão e, para que os alunos conheçam a estrutura econômica do Brasil e à trabalhar com essa. Dessa forma, o país se tornará um lugar de grandes empreendedores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.