Primeiramente, vale ressaltar que a desinformação por vários meios, corroboram o problema. Acerca do assunto, vale salientar que mesmo tendo havido campanhas, muitas vezes efetivas, ao combate do tabagismo, como imagens impactantes atrás dos maços de cigarro, a globalização trouxe à tona diversas opiniões travestidas de “ciência”. Exemplo, é uma entrevista em que o jornalista – “autodeclarado filósofo” – Olavo de Carvalho, diz não haver relação entre fumar e ter câncer no pulmão, declarações como essa muitas vezes, infelizmente, são levadas a sério por parte da população.
Em segundo lugar, o lucro das empresas, gerado através do sofrimento alheio, deve ser discutido. Diante de discussões sobre o tema, é comum ouvir-se exemplos de fumantes idosos que não sofreram sequelas com o ato de fumar. Sobre essa ótica, cabe lembrar, que, diferente do antigo o cigarro atual pode conter mais de 8 mil substâncias químicas, isso se deve ao interesse das empresas em viciar as pessoas, gerando consumidores rentáveis. Tal atitude, vai de encontro com os pensamentos contidos no livro “O príncipe” de “Machiavel”, ode se alega que os fins justificam os meios, deixando de lado uma postura ética, que ajudaria com o bem-estar da população.
Portanto, atitudes devem ser tomadas para resolução do problema. Cabe ao ministério da saúde recorrendo ao ministério das comunicações, a promoção de campanhas informativas através da internet – meio de maior ocorrência de fake news -, onde profissionais da saúde e professores da área analisarão os efeitos das drogas no organismo, tornando a população conscientizada sobre o uso de drogas. Gerando assim uma corrente de informação pela internet, como já faz o médico “Dráuzio Varela”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.